TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Transporte escolar

Transporte

LEGISLAÇÃO DO TRANSPORTE ESCOLAR (Clique aqui)

Instruções Normativas
IN 003/2019 - "Determina as dimensões dos dísticos a serem aplicados nos veículos de Transporte Escolar"
IN 006/2020 - "Determina a apresentação de certidões negativas pelos motoristas do Sistema de Transporte Escolar - STE no Município de Curitiba"
IN 007/2020 - "Permite o cadastro de colaborador para administrar a autorização para explorar o Sistema de Transporte Escolar - STE no Município de Curitiba e padroniza o cálculo da vida útil dos veículos deste modal"
IN 008/2020 - "Prorroga prazo para conclusão de cadastro dos autorizatários do Sistema de Transporte Escolar - STE no Município de Curitiba"
IN 009/2020 - "Define norma para vistoria dos veículos do Serviço de Transporte Escolar no Município de Curitiba"
IN 011/2020 - "Permite cobrança proporcional do valor da Licença Provisória do motorista colaborador do Serviço de Transporte Escolar – STE durante o período de “Incapacidade Laborativa Temporária” do Autorizatário"
IN 002/2021 - "Determina que autorizatários, colaboradores, empregados e monitores registrados no Serviço de Transporte Escolar-STE no Município de Curitiba que estiverem com as credenciais vencidas devem renovar o cadastro junto à URBS."
IN 001/2022 - "Determina que os veículos cadastrados no Serviço de Transporte Escolar devem ser submetidos a duas vistorias anuais na URBS e dá outras providências."
IN 002/2023 - "A emissão da Licença para Trafegar passa a ser disponibilizada ao Autorizatário em formato digital."
IN 004/2023 - "Revoga a Instrução Normativa nº 010/2020, referente a equipamentos de acionamento automatizado de portas corrediças junto aos veículos do Sistema de Transporte Escolar”

INFORMAÇÕES

As empresas e pessoas físicas que prestam serviço de transporte escolar devem procurar a URBS para vistoria nos veículos e renovação do documento que garante a regularidade do serviço conforme a legislação. A URBS alerta os transportadores que estão com o documento vencido para que não deixem a realização da vistoria para a última hora, nas vésperas da volta às aulas. A procura - e também a espera pelo atendimento - aumenta muito com a proximidade do período escolar.

A fiscalização confere os itens de segurança, conforto e aparência, assim como a parte interna do veículo, como sistema de direção, freio, cintos de segurança individuais, tacógrafo, limpadores de para-brisa, saídas de emergência, extintor de incêndio, e outros.

Na parte externa são checados os amortecedores, placa, bateria, faróis, piscas, luz de freio, lanterna, espelho retrovisor e pneus. Depois da vistoria, o veículo recebe a Licença para Trafegar, um selo que fica colado do lado superior direito do para-brisa dianteiro, válido por seis meses.

Além do adesivo com a data de validade da última vistoria, os pais devem exigir ainda o Certificado Cadastral do Condutor na hora de contratar o serviço. O documento é concedido aos motoristas profissionais que têm mais de 21 anos, estão habilitados nas categorias "D" e "E", possuem pelo menos dois anos de experiência profissional, bons antecedentes e têm curso específico de condutores de veículos.

Os pais podem obter informações na URBS sobre o cadastro do veículo (Licença para Trafegar) e a habilitação do motorista (Certificado Cadastral do Condutor), bem como os prestadores de serviços mais próximos da região de cada escola.


Prestadores de serviço

Selecione o bairro:


Condutores