Sistema Trinário de Vias
Via Central:
Canaleta central exclusiva para a circulação das linhas expressas (transporte de massa) e duas vias lentas para acesso às atividades lindeiras. A via exclusiva confere ganhos significativos para a velocidade operacional das linhas expressas.
Vias Estruturais:
Duas vias paralelas à via central com sentido único, situadas a uma quadra de distância do eixo, destinadas às ligações centro-bairro e bairro-centro, para a circulação dos veículos privados.
Corredores de Transporte:
Os corredores de transporte coletivo, componentes dos sistemas trinários, são elementos referenciais dos eixos estruturais de desenvolvimento, pois:
Ordenam o crescimento linear da cidade;
Caracterizam as maiores densidades demográficas;
Priorizam a instalação de equipamentos urbanos;
Concentram a infra-estrutura urbana;
Definem uma paisagem urbana própria;
Traduzem os mecanismos do planejamento integrado do uso do solo;
Ordenam o sistema viário e o transporte coletivo;
Retenção de destinos (Em 1974, 92% dos usuários se deslocavam até a região central de Curitiba. A partir de 2003, apenas 30% dos usuários têm como destino o centro da cidade).
Dentro do processo de evolução do sistema, a partir do mês de março/2010, Curitiba iniciou um programa de obras para melhorias nas vias exclusivas, viabilizando a criação de uma terceira pista junto às estações intermediárias, que tem por objetivo criar uma área de ultrapassagem nestes pontos. Estas alterações permitiram a implantação de uma linha direta que percorre o mesmo corredor que a linha original, porém sem paradas nos pontos intermediários, somente nos terminais e área central da cidade. Assim, o Eixo Boqueirão, primeiro corredor a receber esta inovação, já apresenta reduções bastante significativas no tempo de viagem da linha.
Estruturação Viária