Ônibus continuam com ocupação máxima de 70%

Lucília Guimarães/SMCS

| 27/2/2021

A Urbanização de Curitiba (Urbs) vai analisar, até meados da próxima semana, a necessidade de eventuais ajustes na frota de ônibus da capital a partir das medidas mais restritivas para impedir o avanço da covid-19. Será mantida a ocupação máxima em 70% da capacidade de passageiros nos ônibus em todos os períodos.

"Vamos ver como vai se comportar a demanda e avaliar a necessidade de mudança nos horários das tabelas e alguma alteração de frota no período noturno, por exemplo, já que o toque de recolher agora começa às 20h", disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

A frota opera com cerca de mil veículos (cerca de 80% da capacidade total e 100% nas principais linhas). Por conta da volta às aulas, em 18 de fevereiro, 19 linhas de ônibus já haviam recebido reforço e as linhas expressas passaram a funcionar com 100% da frota nos picos da manhã e do início e fim da tarde. Com a suspensão das aulas presenciais, a Urbs também vai avaliar possíveis alterações.

O movimento de passageiros por dia no transporte coletivo está em 390 mil, ainda bem abaixo dos 754 mil passageiros diários de antes da pandemia.

O número de usuários, no entanto, deve cair ainda mais nos próximos dias, com a suspensão das aulas, fechamento do comércio não essencial e também da ampliação do trabalho remoto por empresas e órgãos públicos.

Em março do ano passado, logo após a Prefeitura decretar estado de emergência em saúde e o fechamento de atividades não essenciais por conta da covid-19, o movimento diário nos ônibus chegou a cair para 160 mil passageiros por dia.

Linha Turismo
A Urbs também vai decidir sobre a possibilidade de suspensão Linha Turismo. Por conta da adoção da bandeira laranja pela Prefeitura de Curitiba, a linha já não vai operar no próximo domingo (28/2), já que os parques estarão fechados. Com a mudança, o usuário precisa ficar atento porque o cartão de embarque, que tem validade de 24 horas, adquirido neste sábado (27/2) só poderá ser usado no mesmo dia, já que a linha não vai operar no domingo.