Obras para ampliar o itinerário chegam a 12 estações-tubo

Foto: Daniel Castellano / SMCS

| 8/2/2021

Os serviços coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas que completam o itinerário do Ligeirão Norte-Sul a partir da Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal do Pinheirinho tiveram início em agosto de 2020 e chegaram a 12 paradas do sistema de transporte coletivo de Curitiba. Nesta segunda-feira (8/2), as novas estações-tubo Morretes, na Avenida República Argentina, e Ouro Verde, na Avenida Winston Churchill, já estavam em seus lugares e ganharam forma.

Na estação-tubo Dom Pedro I, também na Avenida República Argentina, o novo pavimento em concreto em frente aos pontos de parada dos ônibus e em asfalto no restante do trecho está pronto. Nos próximos dias será concluída a implantação do sistema de drenagem e, em seguida, virão as novas estações-tubo.

Pela fase de construção do novo pavimento da canaleta exclusiva dos biarticulados estão passando as estações-tubo Silva Jardim e Hospital do Trabalhador, no trecho da Avenida República Argentina que serve os bairros Água Verde, Portão e Novo Mundo, e a estação-tubo José Clementino Bettega, no trecho da Avenida Winston Churchill que atende os bairros Capão Raso e Pinheirinho.

De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, o trabalho é complexo, pois está sendo executado de modo escalonado e sem inviabilizar o uso de estações-tubo em sequência, o que prejudicaria os passageiros. Além disso, existem as dificuldades provocadas pela pandemia do novo coronavírus e as chuvas registradas nas últimas semanas.

“O aguardado aumento das chuvas, muito necessário para recompor os reservatórios que abastecem a Grande Curitiba, causa paralisações pontuais da obra e gera atraso. Porém, o maior obstáculo ao andamento dos serviços é erguido pela covid-19. Faltam insumos básicos, como cimento, aço e artefatos de concreto”, disse Rodrigo Rodrigues.

Mesmo diante desse cenário, o secretário apontou que a previsão é de que a obra seja entregue no último trimestre deste ano, beneficiando em dias úteis 351 mil passageiros. Com a pandemia, esse número registrou uma queda e foi para 195,8 mil ao dia. Os dados são da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa responsável pela gestão do transporte coletivo da capital paranaense.

Mais 14 estações-tubo
O objetivo das obras é desalinhar as estações-tubo, abrindo espaço para permitir a ultrapassagem entre os ônibus nos dois sentidos. Para que o Ligeirão opere na linha direta, as intervenções que estão em andamento em 12 estações-tubo se estenderão a outros 14 pontos de parada dos biarticulados. Ainda receberão serviços as estações-tubo Petit Carneiro, Sebastião Paraná, Vital Brasil, Carlos Dietzsch, Pedro Gusso e Itajubá, no eixo da Avenida República Argentina. E, na Avenida Winston Churchill, a estação-tubo Santa Regina.

As obras de pavimentação da canaleta exclusiva dos ônibus e de reforma, relocação e fixação das estações-tubo também alcançarão as calçadas da região dos pontos, que serão requalificadas, e o pavimento das vias lentas, que passarão por melhorias. Em conjunto com a nova estrutura de transporte coletivo, também serão implantadas ciclofaixas ao longo do eixo estrutural.