Lojas #CuritibaSuaLinda batem recorde e atingem a marca de R$ 1 milhão em faturamento

Hully Paiva/SMCS

| 20/9/2023

Criada em 2018, a rede de lojas #CuritibaSuaLinda comemora cinco anos nesta quarta-feira (20/9) com mais um recorde. O faturamento das seis lojas alcançou R$ 1,02 milhão de janeiro a agosto de 2023, 16% mais do que todo o ano passado, quando foram obtidas receitas de R$ 875,6 mil.

“A rede é um sucesso, os produtos vêm conquistando cada vez mais tanto o público curitibano quanto os turistas que querem levar para casa uma lembrança da cidade”, lembra o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

As lojas #CuritibaSuaLinda comercializam 680 itens, resultado do trabalho de 160 artistas e artesãos, escolhidos por meio de uma curadoria minuciosa, focando a promoção da identidade curitibana e paranaense. A rede é administrada pela Urbs e conta com o apoio do Instituto Municipal de Turismo (IMT).

Durante o trabalho de curadoria, busca-se escolher itens artesanais, semiartesanais e artísticos que permitam ao turista materializar a experiência de visitar a capital e ao curitibano expressar seu sentimento de pertencimento à cidade.

Por mês são comercializados pela rede 6,5 mil itens, de camisetas a ímãs de geladeira, de itens de decoração a lembranças personalizadas, passando por joias, lenços de seda e artigos infantis.

Cada produto "Curitiba Sua Linda" é uma homenagem à história, à arquitetura e à cultura de Curitiba e também do Paraná, lembra o prefeito Rafael Greca, que anunciou nesta quarta-feira (20/9) o início das vendas da rede de lojas pela internet.

As receitas de vendas das lojas são destinadas ao pagamento dos artesãos e à estrutura da rede de lojas. "A rede atingiu seu equilíbrio e agora parte para mais uma etapa de expansão", explica Maia Neto.

Até o final do ano entram em operação uma loja-tubo itinerante, que vai funcionar dentro de uma estação-tubo, que será instalada temporariamente em eventos na cidade. Até dezembro também deve ser aberta uma loja no Aeroporto Internacional de Curitiba - Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

História

A primeira unidade da rede foi aberta em 20 de setembro de 2018, no Palacete Wolf, no centro histórico da capital. A segunda entrou em operação no mesmo ano, na Torre Panorâmica. Na sequência vieram as lojas do Mercado Municipal (2019); Jardim Botânico (2020); e Shopping Estação e Memorial Paranista (2021).

Categoria: Outros