5 formas de aderir ao Dia Mundial Sem Carro em Curitiba nesta sexta-feira

Cesar Brustolin/SMCS

| 21/9/2023

O mundo todo é convidado a experimentar a independência de deixar os automóveis na garagem nesta sexta-feira, 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro. A iniciativa internacional tem o objetivo de conscientizar sobre os reflexos do uso excessivo dos automóveis nas cidades e principalmente o prejuízo ao meio ambiente.

Em Curitiba, onde a sustentabilidade é uma das prioridades da gestão do prefeito da Rafael Greca, as opções de modais “verdes”, como caminhar e pedalar, são incentivadas e estimuladas por programas municipais. A capital ainda investe no transporte público, que terá seus primeiros ônibus elétricos em 2024, para inspirar o cidadão a deixar o carro em casa.

Que tal aderir ao movimento e reduzir as emissões de carbono? A Prefeitura te mostra 5 opções de transporte alternativo e menos agressivo ao clima.

1 - Use o transporte urbano da capital

Um dos principais incentivos do Dia Mundial sem Carro é a utilização do transporte público, uma das maiores preocupações da gestão municipal. Curitiba é referência em transporte urbano, com 23 terminais de transporte coletivo distribuídos pela cidade e 330 estações-tubo que recebem diariamente 600 mil passageiros, além, é claro, do sistema Bus Rapid Transit (BRT), com as canaletas que tornam as viagens mais rápidas e eficazes, e os biarticulados com sua grande capacidade de lotação. O transporte urbano curitibano está ficando ainda mais sustentável com o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, e os investimentos nos ônibus elétricos.

2 – Mesmo com o calor, circule a pé

Sexta-feira é dia de colocar as pernas pra jogo e percorrer a cidade a pé. Com o programa Caminhar Melhor, Curitiba se tornou mais amigável ao pedestre, investindo na revitalização e acessibilidade das calçadas, em segurança e paisagismo. Desde 2017, 82 km de passeios foram instalados entre os bairros e o Centro. Quem encarar o clima quente e se aventurar pelas ruas da capital pode descobrir alguns detalhes nunca antes vistos e se encantar com o percurso. Não esqueça de utilizar calçados adequados, proteção contra raios solares e se manter hidratado.

3 – Alugue uma das bikes compartilhadas

As bicicletas são uma opção rápida e eco-friendly para as movimentações urbanas, e quem não tem uma pode aproveitar o sistema de bikes compartilhadas da Tembici. O projeto tem parceria com a Prefeitura e conta com uma frota de 500 bicicletas e 50 estações. Pedalar tem inúmeros benefícios para a saúde, como melhora no condicionamento físico, capacidade cardíaca e pulmonar, e resistência muscular. Quem tem pressa pode optar por uma das bikes elétricas que compõem 50% da frota da Tembici na cidade, e possuem velocidade de até 25 km/h e tecnologia de pedal assistido, em que a assistência é acionada ao simples pedalar. Atualmente, Curitiba conta com 280,2 km de ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas.

4 - Ofereça ou aceite carona solidária

Não vai ter jeito, o carro é sua única opção? Que tal convidar um vizinho, colega ou amigo para uma carona? Com o ato de solidariedade vocês reduzem o número de carros circulando e ainda dá para aproveitar e colocar a conversa em dia e quem sabe até estreitar laços de amizade e aprender coisas novas.

5 – Use táxis elétricos

Outra solução para quem não pode dispensar o carro são as suas versões elétricas, isentas de emissão de carbono, um dos principais gases do efeito estufa, durante sua utilização. Em Curitiba, há em circulação seis táxis elétricos, lançados em junho deste ano em período de teste, como parte do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), como mais uma ação de política climática do município. Os táxis elétricos funcionam com a mesma tarifa do táxi normal, e possuem a tradicional coloração laranja, podendo ser identificados pela capota branca e ainda a inscrição 100% elétrico.