Acessibilidade
Acessibilidade no Transporte Coletivo
Em Curitiba, o respeito aos idosos e às pessoas com deficiência é valor fundamental no planejamento e operação do transporte coletivo. Todas as obras de melhoria e as diversas ações desenvolvidas pela URBS são executadas com a finalidade de oferecer um transporte mais eficiente, mais ágil, com maior comodidade e segurança aos seus usuários, garantindo a acessibilidade e mobilidade aos passageiros com deficiência física e/ou dificuldades de locomoção.
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Como parte da política de melhoria da acessibilidade no sistema de transporte, a partir de 2018, todos os ônibus incorporados à frota da RIT - Rede Integrada de Transporte - possuem dois espaços reservados para pessoas com deficiência em cadeira de rodas ou acompanhadas de cão-guia, proporcionando maior acesso a todos, com os respectivos espaços e equipamentos para sua segurança no interior dos ônibus do transporte coletivo de Curitiba.
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Esses índices são resultantes de determinações da URBS junto às operadoras do transporte coletivo quando da renovação da frota de veículos, pois estes ônibus devem contemplar, obrigatoriamente, equipamentos e acessórios que garantam a acessibilidade total. Sinais luminosos indicam abertura das portas dos ônibus, beneficiando especialmente pessoas com deficiência auditiva, e plaquetas em braile fixadas no encosto dos bancos especiais indicam o número do veículo para que a pessoa com deficiência visual possa identificá-lo.
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Adesivos azuis, com a logomarca da cadeira de rodas nos lados, na frente e atrás do veículo, foram colocados para facilitar a identificação à distância dos carros adaptados e nas tabelas de horários dos ônibus disponíveis nos terminais e no portal da URBS, os horários dos carros adaptados encontram-se em destaque.
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Ainda objetivando garantir o conforto desses passageiros em seus deslocamentos, em toda a RIT, 20% do total de lugares sentados em cada veículo correspondem a bancos preferenciais e encontram-se devidamente sinalizados (ainda que a Lei Federal nº 10.741 estabeleça um percentual menor).
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Ainda em relação à acessibilidade, as estações tubo equipadas com elevadores ou rampas representam mais de 87% da quantidade total existente.
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Outra forma de romper limitações e garantir uma maior independência aos idosos acima de 65 anos e às pessoas com deficiência que se enquadrem nos critérios estabelecidos em lei municipal, é a isenção tarifária. Atualmente, os isentos representam mais de 15,56% do total de usuários/mês do sistema de transporte integrado. Pessoas carentes com deficiência são encaminhadas através de instituições conveniadas com a FAS - Fundação de Ação Social, das instituições credenciadas à SMS - Secretaria Municipal de Saúde, ou aqueles residentes em Curitiba e que não são atendidos em alguma dessas instituições, e que iniciam o processo para encaminhamento nos CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, para avaliação sócio-econômica da família, seguido de avaliação médica, feita por um médico da SMS e também através das Prefeituras das cidades da Região Metropolitana.
Cartão Respeito
Pessoas com deficiência que moram em Curitiba e que não tenham isenção no transporte coletivo já podem fazer o Cartão Respeito, que amplia o tempo de travessia em 36 cruzamentos da cidade. Lançado pela Prefeitura no fim do mês de março/2016, em comemoração ao aniversário da cidade, o Cartão Respeito amplia o universo de pessoas beneficiadas pelos semáforos inteligentes, até então restrito a quem tinha o Cartão-Transporte na modalidade Isento.
O novo cartão é gratuito (1ª via) e é feito na hora, bastando apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço e atestado médico da deficiência. Só podem fazer o Cartão Respeito pessoas com qualquer tipo de deficiência que não tenham direito ao Cartão-Transporte Isento, cuja emissão tem restrição de renda prevista em lei.
Resultado de parceria entre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e a URBS, o Cartão Respeito é emitido nos Postos de Atendimento da URBS nas Ruas da Cidadania Boa Vista, Boqueirão, Pinheirinho, Portão, Tatuquara, Santa Felicidade, Cajuru, Bairro Novo e Matriz.
Diferenças: Tanto o Cartão-Transporte Isento quanto o Cartão Respeito são emitidos pela URBS e acionam o tempo extra de travessia nos semáforos inteligentes. Mas as semelhanças terminam aí, uma vez que a funcionalidade do Cartão Respeito é restrita ao uso nos semáforos e que o mesmo se destina exclusivamente a pessoas com deficiência.
Para fazer o Cartão Respeito o processo é simples, bastando apresentar laudo do seu próprio médico ou profissional à sua escolha. O objetivo, nesse caso, não é a gratuidade no transporte, mas o aumento da segurança em travessias.
Como usar no semáforo: O sistema que beneficia pessoas com mobilidade reduzida funciona por meio de uma botoeira especial acoplada ao semáforo, que é acionada pelo Cartão-Transporte Isento e pelo Cartão Respeito. Ao identificar o cartão, o semáforo abre por mais alguns segundos além do programado, permitindo uma travessia mais segura dos pedestres. O tempo de abertura pode ser até 50% maior do que o tempo de semáforo normal.
São 134 conjuntos semafóricos instalados em 36 cruzamentos de Curitiba que apresentam maior risco de acidentes para pessoas com mobilidade reduzida - próximos a unidades de saúde, hospitais e terminais de ônibus.
Emissão do Cartão Respeito:
Onde: Nos Postos de Atendimento da URBS nas Ruas da Cidadania Boa Vista, Carmo, Pinheirinho, Fazendinha, Tatuquara, Santa Felicidade, Cajuru, Bairro Novo e Matriz.
Documentação: Documentos pessoais (CPF, RG) e atestado médico da deficiência, se possível com o CID.
Custo: 1ª via gratuita. A 2ª via custará o equivalente a cinco passagens de ônibus. Em caso de perda, extravio ou roubo, comunicar pelo fone 156.
ACESSO - Transporte Especial
O ACESSO é uma nova maneira que a Prefeitura Municipal de Curitiba criou para ampliar a mobilidade de pessoas com deficiência. É um serviço de microônibus porta a porta, com elevador, cadeira de rodas, espaço para cão-guia e acessórios necessários para garantir a mobilidade de pessoas com deficiência.
Busca a pessoa com deficiência na porta de casa, leva até a porta do serviço de que ela precisa e a deixa na porta de casa, quando o atendimento tiver terminado.
Para mais informações, acesse o site http://www.pessoacomdeficiencia.curitiba.pr.gov.br/conteudo/acesso-transporte-especial/8
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