Qui, 21 de Setembro de 2017

FAQ - Perguntas Frequentes

Transporte

Perguntas frequentes

1 - O que é integração temporal matricial?

A integração temporal matricial possibilita o acesso do usuário do transporte coletivo à RIT – Rede Integrada de Transporte, onde ele pode realizar diferentes trajetos e utilizar quantos ônibus necessitar, sem pagar uma nova passagem. É feita através do cartão transporte, com tempo e locais pré-definidos, e foi implantada em regiões onde não há a possibilidade de viabilizar a integração através de terminais fechados, por questões de infra-estrutura. No restante da RIT, a integração é realizada nos terminais de transporte.

2 - Em quais linhas posso utilizar a integração temporal matricial?

1) Linha convencional 779-Vila Velha/Buriti X Estação Tubo Santa Quitéria – os passageiros desta linha desembarcam no ponto de ônibus na via pública e podem passar o cartão na catraca da Estação Tubo Santa Quitéria sem pagar uma nova tarifa. Uma vez no interior da estação tubo, ele terá acesso a toda a RIT. Nesta estação passam os ligeirinhos Inter 2 e Fazendinha/Tamandaré.

Tempo permitido para a integração: 2 (duas) horas.

 

2) Linha Verde – 550-Pinheirinho/Carlos Gomes: permite que o passageiro possa mudar o sentido do trajeto e a partir dali, fazer novas integrações através do Terminal Pinheirinho. É possível fazer a integração em todas as estações: São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny e Marechal Floriano. O passageiro precisa validar o seu cartão transporte no momento em que desembarca do ônibus, para depois embarcar na outra estação.

Tempo permitido para a integração: 5 (cinco) minutos.

 

3) Linha alimentadora 917-Jd. Ipê X linha convencional 168-Raposo Tavares: ao passar o cartão transporte na catraca da linha 168-Raposo Tavares, desembarcando no ponto de parada próximo à rotatória no cruzamento da Rua Justo Manfron com a Av. Dr. Eugênio Bertolli, os usuários podem embarcar na linha 917-Jd. Ipê, no ponto final, sem descontar nova tarifa. Vindo de outras linhas até o Terminal Santa Felicidade, os usuários realizam a integração temporal matricial passando o cartão no validador instalado próximo ao ponto da linha 917-Jd. Ipê no terminal, para utilizar a linha 168-Raposo Tavares sem descontar nova tarifa.

Tempo permitido para a integração: 2 (duas) horas.

 

4) Linha Interbairros I (Horário e Anti-Horário): ao passar o cartão transporte na catraca da linha Interbairros I (Horário e Anti-Horário), é possível passar o cartão na catraca de qualquer linha, estação tubo ou terminal da RIT (Rede Integrada de Transporte) sem descontar nova tarifa, e vice-versa. Esta integração matricial não é válida para o sentido contrário da própria linha, ou seja, descer do Interbairros I (Horário) para pegar o Interbairros I (Anti-Horário) e vice-versa.

Tempo permitido para a integração: 2 (duas) horas.

 

5) Linha alimentadora 244-Jd. do Arroio X Terminal Santa Cândida: os usuários da linha 244-Jd. do Arroio poderão acessar o Terminal Santa Cândida através da integração temporal com as linhas 236-São Benedito e 924-Sta. Felicidade/Sta. Cândida, nos pontos em comum dos itinerários, localizados na Rua Theodoro Makiolka.

- Sentido Bairro para o Terminal Santa Cândida: o usuário deverá utilizar o cartão transporte na linha 244-Jd. do Arroio e desembarcar nos pontos em comum com as linhas 236-São Benedito e 924-Sta. Felicidade/Sta. Cândida, e em um período de 90 (noventa) minutos não será debitada nova tarifa;

- Sentido Terminal Santa Cândida para o Bairro: no Terminal Santa Cândida, o usuário deverá validar o cartão transporte no validador de integração temporal instalado no interior do terminal, e após utilizar as linhas 236-São Benedito e 924-Sta. Felicidade/Sta. Cândida até os pontos em comum com a linha 244-Jd. do Arroio, onde será concedido um período de 90 (noventa) minutos para embarque sem desconto de nova tarifa.

Tempo permitido para a integração: 90 (noventa) minutos.


6) Linhas alimentadoras X Rua da Cidadania Tatuquara: os usuários das linhas 617-Jd. Ludovica, 650-Sta Rita/Pinheirinho, 684-Rio Bonito e 685-Rio Bonito/CIC, com o uso do cartão transporte, terão acesso aos serviços da Rua da Cidadania do Tatuquara, com integração temporal para retorno.

Após pagar a tarifa com o cartão transporte nas referidas linhas, os usuários terão 30 (trinta) minutos para validar o cartão em equipamento instalado no interior da Rua da Cidadania, podendo retornar às linhas em até 120 minutos sem pagar nova passagem.

Para que toda a região tenha acesso à Rua da Cidadania, até a construção do Terminal Tatuquara, as linhas 646–Pompéia/Janaína, 659-Caximba/Olaria, 680–Rurbana, 681–Dalagassa e 690-V. Juliana terão integração temporal (sessenta minutos) com as linhas 617-Jd. Ludovica e 684-Rio Bonito, nos dois sentidos, nos pontos em comum das linhas na Rua Delegado Bruno de Almeida.

Tempo permitido para a integração: 2 (duas) horas.


3 - Existe um tempo máximo para fazer a integração temporal matricial?

Sim,  existe um tempo determinado para cada linha conforme abaixo:

1) Linha convencional Vila Velha/Buriti X estação tubo Santa Quitéria

Tempo permitido para a integração: 2 (duas) horas.

2) Linha Verde – Pinheirinho/Carlos Gomes

Tempo permitido para a integração: 5 (cinco) minutos.

3) Linha alimentadora Jd. Ipê X convencional Raposo Tavares

Tempo permitido para a integração: 2 (duas) horas.

4) Linha Interbairros I (Horário e Anti-Horário)

Tempo permitido para a integração: 2 (duas) horas.

5) Linha alimentadora Jd. do Arroio X Terminal Santa Cândida

Tempo permitido para a integração: 90 (noventa) minutos.


4 - O que é o ACESSO?

O ACESSO é uma nova maneira que a Prefeitura Municipal de Curitiba criou para ampliar a mobilidade de pessoas com deficiência. É um serviço de microônibus porta a porta, com elevador, cadeira de rodas, espaço para cão guia e acessórios necessários para garantir a mobilidade de pessoas com deficiência.
 
Busca a pessoa com deficiência na porta de casa, leva até a porta do serviço de que ela precisa e a deixa na porta de casa, quando o atendimento tiver terminado.
 
Para mais informações, acesse o site http://www.pessoacomdeficiencia.curitiba.pr.gov.br/conteudo/acesso-transporte-especial/8.