Dom, 24 de Junho de 2018

Integração Temporal

validador tubo cartão transporteOs passageiros do transporte coletivo de Curitiba têm diferentes tipos de integração temporal para trocar de linha de ônibus ou de estação-tubo sem precisar pagar nova tarifa. Em 2017 foram mais de 600 mil usos nas integrações temporais das linhas urbanas da capital. Se contar o acesso às Ruas da Cidadania, esse atendimento sobe para quase um milhão.

A proposta das integrações temporais no transporte é oferecer uma alternativa aos passageiros que ainda não têm acesso à integração no sistema. No transporte da capital, uma pessoa embarca num ponto e percorre todos os 21 terminais e as mais de 300 estações-tubo pagando apenas uma tarifa. Isso ocorre em 92% da rede de transporte da cidade. A integração temporal busca complementar gradativamente essa rede.

O único critério para usar a integração temporal é ter o cartão-transporte da URBS, que permite também o acesso às Ruas da Cidadania, onde o passageiro economiza uma tarifa no retorno ao ônibus. Veja quais são os tipos de integrações possíveis:

 

Integração Temporal com Linhas de Ônibus

Para o usuário ter direito à integração temporal, o mesmo deve utilizar o cartão-transporte da URBS em um dos validadores do Sistema de Transporte Coletivo de Curitiba (Ônibus, Terminal, Estação-Tubo), realizando assim um debito de passagem do seu Cartão Transporte e conforme as regras abaixo.

 

Linha convencional 779-VILA VELHA/BURITI X Estação-tubo Santa Quitéria

Os passageiros da linha 779-VILA VELHA/BURITI desembarcam no ponto de ônibus na via pública e podem passar o cartão-transporte na catraca da Estação Tubo Santa Quitéria sem pagar uma nova tarifa. Uma vez no interior da estação tubo, ele terá acesso a toda a RIT. Nesta estação passam as linhas diretas 022-INTER 2 (HORÁRIO), 023-INTER 2 (ANTI-HORÁRIO) e 705-FAZENDINHA/GUADALUPE.

Tempo permitido para a integração: 2 (duas) horas

 

Estações da Linha Verde - Linha 550-LIGEIRÃO PINHEIRINHO/C. GOMES

Permite que o passageiro possa mudar o sentido do trajeto e, a partir dali, fazer novas integrações por meio do Terminal Pinheirinho. É possível fazer a integração em todas as estações: São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny e Marechal Floriano. O passageiro precisa passar o cartão-transporte no validador situado no interior da estação no momento em que desembarca do ônibus, para depois embarcar na estação de sentido oposto.

Tempo permitido para a integração: 5 (cinco) minutos

 

Linha alimentadora 917-JD. IPÊ X Linha convencional 168-RAPOSO TAVARES

Ao passar o cartão-transporte na catraca da linha 168-RAPOSO TAVARES, desembarcando no ponto de parada próximo à rotatória no cruzamento da Rua Justo Manfron com a Av. Dr. Eugênio Bertolli, os usuários podem embarcar na linha 917-JD. IPÊ, no ponto final, sem descontar nova tarifa. Vindo de outras linhas até o Terminal Santa Felicidade, os usuários realizam a integração temporal passando o cartão-transporte no validador instalado próximo ao ponto da linha 917-JD. IPÊ no terminal, para utilizar a linha 168-RAPOSO TAVARES sem descontar nova tarifa.

Tempo permitido para a integração: 2 (duas) horas

 

Linha INTERBAIRROS I (HORÁRIO e ANTI-HORÁRIO)

Ao passar o cartão-transporte na catraca da linha INTERBAIRROS I (HORÁRIO e ANTI-HORÁRIO), é possível passar o cartão na catraca de qualquer outra linha de ônibus, estação-tubo ou terminal da RIT sem descontar nova tarifa, e vice-versa. OBS.: esta integração matricial não é válida para o sentido contrário da própria linha, ou seja, descer do 010-INTERBAIRROS I (HORÁRIO) para pegar o 011-INTERBAIRROS I (ANTI-HORÁRIO) e vice-versa.

Tempo permitido para a integração: 2 (duas) horas

 

Linha alimentadora 244-JD. DO ARROIO X Terminal Santa Cândida

Os usuários da linha 244-JD. DO ARROIO poderão acessar o Terminal Santa Cândida através da integração temporal com as linhas 236-SÃO BENEDITO e 924-STA. FELICIDADE/STA. CÂNDIDA nos pontos em comum dos itinerários, localizados na Rua Theodoro Makiolka.

- Sentido Bairro para o Terminal Santa Cândida: o usuário deverá utilizar o cartão-transporte na linha 244-JD. DO ARROIO e desembarcar nos pontos em comum com as linhas 236-SÃO BENEDITO e 924-STA. FELICIDADE/STA. CÂNDIDA, e em um período de 90 (noventa) minutos não será debitada nova tarifa.

- Sentido Terminal Santa Cândida para o Bairro: no Terminal Santa Cândida, o usuário deverá validar o cartão-transporte no validador de integração temporal instalado no interior do terminal, e após utilizar as linhas 236-São Benedito e 924-Sta. Felicidade/Sta. Cândida até os pontos em comum com a linha 244-Jd. do Arroio, onde será concedido um período de 90 (noventa) minutos para embarque sem desconto de nova tarifa.

Tempo permitido para a integração: 90 (noventa) minutos

 

Integração Temporal com Equipamentos Urbanos

O sistema de integração tem a finalidade de facilitar o acesso às Ruas da Cidadania aos usuários do transporte coletivo de Curitiba que estão no interior dos terminais, sem o pagamento de uma nova tarifa quando do retorno ao terminal.

 

Rua da Cidadania Cajuru fachada araucáriaRuas da Cidadania X Terminais

Rua da Cidadania Boqueirão X Terminal Carmo

Rua da Cidadania Pinheirinho X Terminal Pinheirinho

Rua da Cidadania Portão X Terminal Fazendinha

Rua da Cidadania Santa Felicidade X Terminal Santa Felicidade

Rua da Cidadania Cajuru X Terminal Capão da Imbuia

O usuário do transporte coletivo de Curitiba que utilizou o cartão-transporte no período de até 60 (sessenta) minutos antes da integração deverá passar o cartão no validador de saída do terminal e validar em até 10 (dez) minutos o mesmo cartão no validador existente dentro das Ruas da Cidadania. Desta forma, o cidadão terá até 2 (duas) horas para regressar ao terminal sem o pagamento de uma nova passagem, encostando seu cartão-transporte no validador da catraca de entrada que fica próxima ao validador de saída do terminal.

Tempo permitido para a integração: 2 (duas) horas

 

Shopping Popular X Terminal Capão Raso

O usuário do transporte coletivo de Curitiba que utilizou o cartão-transporte no período de até 60 (sessenta) minutos antes da integração deverá passar o cartão no validador de saída do terminal e validar em até 10 (dez) minutos o mesmo cartão no validador existente dentro do Shopping. Desta forma, o cidadão terá até 2 (duas) horas para regressar ao terminal sem o pagamento de uma nova passagem, encostando seu cartão-transporte no validador da catraca de entrada que fica próxima ao validador de saída do terminal (em frente ao Shopping Popular).

Tempo permitido para a integração: 2 (duas) horas

 

Rua da Cidadania Boa Vista X Estação-tubo Fernando de Noronha

O usuário do transporte coletivo de Curitiba que utilizou o cartão-transporte no período de até 60 (sessenta) minutos antes da integração deverá passar o cartão no validador de saída da estação-tubo e validar em até 10 (dez) minutos o mesmo cartão no validador existente dentro da Rua da Cidadania. Desta forma, o cidadão terá até 2 (duas) horas para regressar à estação-tubo sem o pagamento de uma nova passagem.

Tempo permitido para a integração: 2 (duas) horas

 

Rua da Cidadania Tatuquara X Linhas alimentadoras 617-JD. LUDOVICA, 650-STA. RITA/PINHEIRINHO, 684-RIO BONITO e 685-RIO BONITO/CIC

Após o débito da passagem do cartão-transporte nas linhas 617-JD. LUDOVICA, 650-STA. RITA/PINHEIRINHO, 684-RIO BONITO e 685-RIO BONITO/CIC, o usuário tem um intervalo de 60 (sessenta) minutos para encostar seu cartão-transporte no validador da Rua da Cidadania. Desta forma, o cidadão terá até 2 (duas) horas para regressar a estas linhas de ônibus sem o pagamento de uma nova passagem.

Tempo permitido para a integração: 2 (duas) horas

OBS: para que toda a região tenha acesso à Rua da Cidadania, até a construção do Terminal Tatuquara, as linhas 646-POMPÉIA/JANAÍNA, 659-CAXIMBA/OLARIA, 680-RURBANA, 681-DALAGASSA e 690-V. JULIANA possuem integração temporal de 60 (sessenta) minutos com as linhas 617-JD. LUDOVICA e 684-RIO BONITO, em ambos os sentidos, nos pontos em comum das linhas na Rua Delegado Bruno de Almeida.

Tempo permitido para a integração: 60 (sessenta) minutos