TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Terminais, estações-tubo e pontos de ônibus de Curitiba recebem melhorias para as festas de fim de ano e férias


Divulgação

| 29/11/2023

Urbanização de Curitiba (Urbs) está realizando melhorias, com serviços especiais de limpeza, conservação, pintura de terminais e pontos de ônibus da capital para deixar tudo em ordem para o Natal e o início de 2024. O serviço de manutenção em terminais, estações-tubo e pontos de ônibus é contínuo, mas é reforçado no fim do ano para as festividades e para receber os turistas que visitam a capital durante as férias.

“Estamos lavando terminais, pontos de parada, pintando coberturas. Tudo para que os equipamentos urbanos fiquem mais bonitos para a cidade”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

Segundo Alceu Portella, gestor da área de manutenção da Urbs, a ação abrange a limpeza de domos em 17 terminais, com um total de 26,5 mil metros quadrados de área. O serviço consiste em lavação dos domos, calhas, condutores, laminação com fibra e pintura na cor branca.

Já foram realizados trabalhos nos terminais Portão, Fazendinha e Campina do Siqueira.  Até o fim do ano serão realizadas limpezas nos terminais Sitio Cercado e Carmo. Em janeiro de 2024 os trabalhos continuam.

Dos 3.002 pontos de parada no modelo chapéu chinês e domos, 500 já foram higienizados, com um total de 4 mil metros quadrados. A meta é higienizar 24.016 metros quadrados até março de 2024.

Os serviços ocorrem em sua maioria de madrugada, para que o usuário encontre tudo limpo no dia seguinte.

Trabalho contínuo

O serviço de manutenção é contínuo no transporte coletivo da capital, que recebe cerca de 600 mil passageiros por dia. "O foco é manter todos nossos equipamentos com sua operacionalidade e segurança em dia", diz Portela.

Ao todo, 158 colaboradores – 132 fixos, divididos em três turnos (manhã, tarde e madrugada), mais 26 folguistas - mantêm a limpeza e a conservação dos espaços, sete dias por semana, com ações 24 horas por dia.

Na parte da manutenção preventiva e corretiva, 27 colaboradores executam os trabalhos em todos os turnos. A atividade envolve também troca de lâmpadas, manutenção das calçadas e higienização de banheiros, pisos, grades e corredores. Além disso, a limpeza das 334 estações-tubo ocorrem diariamente também, a partir da meia noite e meia.

Além disso, 120 estações-tubo vêm recebendo melhorias, com troca de pisos e adequação das portas destinadas a pessoas com deficiência, com investimento de R$ 6,4 milhões. Do pacote de obras, 80% já foram realizadas e os trabalhos vão até janeiro de 2024.

Categoria: Transporte Coletivo