TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Comitiva que prepara nova concessão elogia estrutura do transporte de Curitiba


Hully Paiva/SMCS

| 12/4/2024

A estrutura e o histórico de planejamento da mobilidade urbana da capital foram apontados como pontos positivos por técnicos do BNDES e do consórcio Oficina-Gpo-Rhein-Addax que estão estruturando o novo modelo de concessão do transporte coletivo da cidade.

A comitiva passou dois dias (10 e 11/4) em Curitiba em visita que envolveu a realização de workshop no Salão de Atos do Parque Barigui com técnicos da Urbanização de Curitiba (Urbs), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento. Além disso, a comitiva foi à campo para conhecer a estrutura e gestão do transporte coletivo, como os terminais de ônibus, canaletas do BRT e o Centro de Controle de Operações (CCO), da Urbs. 

Os encontros marcaram o início da estruturação e modelagem da nova concessão ou Parceria Público-Privada (PPP) do transporte coletivo de Curitiba, que prevê a modernização do sistema, a reestruturação dos serviços de mobilidade da Rede Integrada de Transporte (RIT) e a descarbonização gradual da frota, com forte aposta em ônibus elétricos.

Estrutura elogiada

O chefe do departamento de Estruturação de Projetos de Mobilidade Urbana do BNDES, Arian Bechara, disse que ficou bem impressionado com o que o encontrou em Curitiba.

“Curitiba já é um município que tem uma estrutura de mobilidade urbana bastante evoluída e os consultores estão conhecendo esta realidade para começar os projetos que vão nortear o novo modelo de concessão”, disse Bechara.

Para Arlindo Fernandes, gerente do consórcio Oficina-Gpo-Rhein-Addax, os dois dias de encontro foram muito proveitosos para conhecer todos os técnicos diretamente envolvidos e os desafios para formatar o novo modelo de concessão. 

“As expectativas são muito boas para a cidade, tanto na concessão da Rede Integrada de Transporte quanto à eletromobilidade. As metas são usadas em termos de busca de uma qualificação do transporte e vamos trabalhar com bastante empenho em cumprir nossos produtos, nossas entregas e também construir esse modelo com Curitiba”, disse o gerente. 

Ligeirão Norte-Sul

Os técnicos do Ippuc apresentaram o planejamento urbano da cidade e detalhes sobre o recém implantando Ligeirão Norte/Sul, a linha 250 do transporte de Curitiba que passou a ligar o Santa Cândida ao Pinheirinho, com trajeto de 38 km (ida e volta) e redução de tempo de deslocamento de 15 minutos para os passageiros que fazem o trajeto.

“Nós temos muito conhecimento acumulado para fazer esta nova concessão porque os estudos começaram a ser feitos há décadas. É uma bagagem que vai nos dar um bom apoio neste processo”, disse a assessora de Investimentos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Ana Jayme.

Novos projetos e eletromobilidade

Os técnicos do BNDES e do consórcio também conheceram o projeto, atualmente em execução, do Programa de Aumento da Capacidade e Velocidade Novo Inter 2, que será a plataforma de entrada dos ônibus elétricos na Rede Integrada de Transporte (RIT). O projeto prevê melhorias nos 38 km do itinerário de duas das linhas mais carregadas da cidade, o Inter 2 e o Interbairros II.

Outro destaque foi o Programa de Aumento da Capacidade e Velocidade do BRT Leste-Oeste, que prevê a readequação de 22,5 km de canaletas exclusivas para o transporte coletivo, entre Pinhais e o CIC Norte, em Curitiba. As intervenções incluem ainda cinco terminais, incluindo o novo equipamento do Capão da Imbuia, e a revitalização de 34 estações-tubo.

Próximas etapas

A primeira etapa dos estudos prevê um relatório de diagnóstico e reestruturação da RIT e estudo de demanda, que deve ser concluído no terceiro trimestre de 2024.

A segunda etapa, prevista para o primeiro trimestre de 2025, contempla relatórios de avaliação ambiental e jurídico, estudo de engenharia e técnico-operacional, avaliação econômico-financeira e proposição de modelo de concessão.

Para o segundo trimestre de 2025 estão previstas as realizações de consulta e audiência pública e a publicação do edital e, no terceiro trimestre, o leilão.

Modelo de negócio

No edital será definido o novo modelo de negócio do sistema, com regras de atuação, integração, investimentos, remuneração, garantias e prazo da concessão do transporte coletivo.

Categoria: Transporte Coletivo