Greca entrega a Praça Carlos Gomes remodelada para os pedestres

Pedro Ribas/SMCS

| 22/6/2023

Praça Carlos Gomes, no Centro, acaba de passar por obras de acessibilidade – intervenções específicas para tornar a passagem pelo local mais segura, agradável e de acordo com o conjunto de normas que devem ser observadas no Brasil. Para ver o resultado, o prefeito Rafael Greca percorreu a praça nesta quarta-feira (21/6).

“Ficou caprichada, amigável e linda a restauração”, elogiou Greca, referindo-se ao local que homenageia o maestro e compositor erudito brasileiro Antônio Carlos Gomes desde o fim dos anos 1940. A obra foi executada pelo Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).

O prefeito também destacou os cuidados com o busto do homenageado, que agora é uma réplica ladeada com os títulos das óperas que ele compôs, como a célebre O Guarani, Maria Tudor, Lo Schiavo e Fosca. “O original está bem guardado lá no Memorial de Curitiba e protegido de possíveis atos de vandalismo”, explicou.

Melhorias por toda a praça

As obras reassentaram as pedras da calçada em petit-pavê e foi instalada uma faixa acessível de granito texturizado, para facilitar a locomoção das pessoas com mobilidade reduzida. Outra rota acessível, em lajota vermelha e sinalizada, garante a circulação segura das pessoas com deficiência visual.

Nas quatro esquinas, as rampas de acessibilidade adequadas às exigências de largura e inclinação da legislação vigente. Para melhorar a circulação do público, também foram reposicionados postes de sinalização, bancos e guarda-corpos junto à estação-tubo, que ficou livre dos degraus de acesso. As duas bancas de revistas e conveniências também ficaram mais modernas.

Boa impressão

“Ficou tudo lindo, ótimo. Estava mesmo precisando de uma reforma, pois as pedras iam se soltando e o caminho era cheio de buracos”, observou a aposentada Maria Neide Cândido da Silva, moradora do bairro Campo de Santana e que passeava pelo Centro com a irmã, a pensionista Aparecida da Silva.

O também aposentado Maurício Petris e sua bengala testaram e aprovaram o piso. “Está diferente mesmo. Ficou muito bom. É uma surpresa boa, pois não é sempre que passo por aqui”, disse.

A vendedora de pipoca Maria Cordeiro dos Santos parecia estar na casa nova. Diante do carrinho onde vende o produto há mais de 30 anos, no chão, colocou um papelão grosso e recebeu cumprimentos de Greca. “Vejam o capricho e a preocupação dessa mulher em proteger o granito. É um exemplo”, observou.

Investimento

A revitalização representa um investimento de R$ 1.677.307,71 e preserva a identidade do local – que nasceu em 1896 como Largo da Proclamação da República e se tornou praça no ano da morte do compositor, em 1946. Atualmente, é um dos principais pontos de referência dos curitibanos e local de concentração de 11 linhas de ônibus urbanos.

Acompanharam a vistoria os secretários municipais Marilza Dias (Meio Ambiente) e Luiz Gusi (Segurança Alimentar e Nutricional); o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; o superintendente de Obras e Serviços da SMMA, Jean Brasil, e o diretor do DPP, Giovando Amorim Romanine; o vereador Pier Petruzziello; e a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion Cantergiani.