Eduardo Pimentel vistoria estação-tubo Carlos Gomes, que foi ampliada e entregue nesta terça em Curitiba

José Fernando Ogura/SMCS.

| 21/11/2023

O vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, vistoriou nesta terça-feira (21/11) a estação-tubo Praça Carlos Gomes (sentido Fazenda Rio Grande), na Rua Lourenço Pinto, no Centro, que voltou a funcionar a partir de hoje, após obras de ampliação. A estação foi ampliada pela Urbanização de Curitiba (Urbs) para melhor atender os 10 mil usuários diários da linha de ônibus metropolitana F02-Curitiba/Fazenda Rio Grande, que têm ponto final no local. Somente pela estação-tubo passam 2,7 mil pessoas por dia.

"É com muita alegria que entregamos essa obra, realizada em parceria entre o município de Curitiba e o governo do Estado, que vai trazer mais conforto e segurança para a população que utiliza a linha Curitiba/Fazenda Rio Grande", disse Pimentel.

Ele estava acompanhado do presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; do presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do  Paraná (Amep), Gilson Santos; do prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Antonio Marcondes Silva; do diretor de Operações da Urbs, Aldemar Venâncio; e da gerente de engenharia da Urbs, Astrid Dilger Sanches.

"A integração metropolitana é uma das perioridades da Prefeitura. Não podemos pensar em desenvolvimento da cidade sem oferecer soluções para as pessoas que se deslocam entre Curitiba e as demais cidades da região", afirmou o presidente da Urbs.

A estação-tubo teve sua extensão ampliada em 58%, de 9,97 metros, com sete módulos, para 15,75 metros, com 11 módulos. Além disso, a Setran instalou um semáforo repetidor na coluna da esquerda (onde só tinha um semáforo de pedestres), no cruzamento da Rua Lourenço Pinto e a Rua André de Barros, para facilitar a saída dos ônibus da estação-tubo.

A ampliação foi realizada por meio de um convênio com o Governo do Estado, pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), que repassou R$ 840 mil para a execução dos trabalhos.

O projeto faz parte da série de ações de revitalizações que a Prefeitura vem promovendo nos equipamentos do transporte coletivo. Neste ano, o município está investindo R$ 6,5 milhões na revitalização de 120 estações-tubo, com reforma de pisos, pintura e melhorias de acessibilidade.

A linha F02-Curitiba/Fazenda Rio Grande é a segunda em número de passageiros entre Curitiba e Fazenda Rio Grande, só perdendo para a linha F03-Fazenda Direto. Implementada em 1997, a estação da Praça Carlos Gomes já não comportava o número de usuários que utilizam a linha.