Eduardo Pimentel lança nova linha de ônibus para facilitar acesso a serviços de saúde

Pedro Ribas/SMCS

| 30/8/2023

O vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, e o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, inauguraram oficialmente a linha de ônibus 832-Posiville/INC, nesta quarta-feira (30/8), no Jardinete Luiz Ramina (Campo Comprido).

A linha atende a uma demanda por transporte coletivo dos moradores do Campo Comprido e da CIC, especialmente dos frequentadores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campo Comprido e do Instituto de Neurologia e Cardiologia (INC). Na UPA Campo Comprido são feitos 10 mil atendimentos por mês e 80% dos pacientes vão até a unidade de ônibus.

A linha começou a operar no último dia 19 e circula nas regiões Gabineto/Posiville e Ecoville. A estimativa é atender 1,5 mil passageiros por dia. O trajeto tem 7,6 quilômetros.

"Estamos atendendo a uma demanda da população, de moradores e das pessoas que vêm fazer consultas na UPA e no INC e que terão como se locomover com mais facilidade. Não é apenas uma linha de ônibus, mas a integração com toda a comunidade, com os condomínios residenciais da região", disse Eduardo Pimentel.

Segundo o presidente da Urbs, a linha, que tem trajeto circular, passa também pelo Terminal Campo Comprido e atende os moradores do complexo habitacional do Posiville, região aos fundos da Universidade Positivo.

Para o superintendente executivo da Secretaria Municipal da Saúde, Juliano Gevaerd, a integração representa um avanço na política municipal voltada para o cidadão ao facilitar o acesso ao local de atendimento de saúde. "E, além dos pacientes, cerca de 200 funcionários trabalham na UPA", acrescentou.

A diretora administrativa do INC, Regina Ramino Montibeller, também celebrou a implantação da linha de ônibus. "O INC atualmente tem quase 600 funcionários e pelo menos 60% utilizam o transporte público, como também muitos dos nossos pacientes. É mais uma realização da Prefeitura de Curitiba, preocupada com o bem-estar e segurança dos cidadãos", destacou.

Trajeto

A nova linha circula pelas Ruas Dep. Heitor Alencar Furtado (pista lenta), Ângelo Nabosne, Padre Paulo Warkocz, Padre João Rzemelka, Adari Fernando Visinoni, Adviga Lipinski, Irmã Genoveva Valenga (ponto final) e Francisco Gorski, ambos sentidos, no sentido Gabineto/Posiville.

Já no sentido Ecoville, pelas ruas Prof. João Falarz, Monsenhor Ivo Zanlorenzi, Dr. Brasílio Vicente de Castro, Francisco Juglair, Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza e Prof. João Falarz, realizando itinerário circular.

O pagamento é feito por cartão-transporte, de débito e crédito. Confira aqui o trajeto da linha.

Presenças

O evento de inauguração da nova linha de ônibus, , contou com a presença da Banda Lyra e da Família Folhas. Também participaram o vereador Sabino Picolo; os administradores das regionais CIC, Raphael Keiji, e Santa Felicidade, Simone Chagas Lima; os diretores do INC Patrick Ramina (Financeiro), Vanderlei Santos (Operações) e Claudia Menezes (Marketing); o controlador-geral do município, Daniel Falcão; o gestores de Operações da Urbs, Sergio Oliveira, o coordenador de Estudos do Transporte Coletivo, Adão Lara, e o coordenador de Planejamento do Transporte Coletivo, Alex Debortoli.