História do Transporte | Linha do tempo

Comunidade

História do transporte

O ônibus, em Curitiba, faz parte do cotidiano da população. O Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros deriva do Plano Diretor da cidade e é utilizado como indutor do crescimento ordenado da cidade. Promove a integração entre as funções e serviços urbanos, aproximando a casa do trabalho, dos equipamentos urbanos e sociais, do comércio, dos serviços e do lazer.

  • Transporte Coletivo é regulamentado

    Primeira regulamentação do serviço de transporte coletivo de passageiros através do Decreto 503/55, que deu origem à concessão para 13 empresas operadoras. A cidade era atendida por 50 ônibus e 80 lotações.

  • Plano Diretor de Curitiba

    Aprovado o Plano Diretor de Curitiba, pela Lei 2828. O planejamento urbano e sua aplicação passam a ter base no tripé Uso do Solo, Sistema Viário e Transporte Público, pensados juntos.

  • Sistema Trinário

    Detalhamento do Projeto do Setor Estrutural, com criação do Sistema Trinário: na via estrutural um corredor exclusivo para ônibus, ladeado por vias de tráfego lento com sentidos opostos; mais duas ruas paralelas de tráfego rápido, também em sentidos opostos.

  • Canaleta Exclusiva - Eixo Norte/Sul

    - Implantação da 1ª canaleta exclusiva (20 km) e entrada em operação do ônibus expresso no Eixo Norte-Sul.

     

    - Adoção de cores para as categorias de linhas: vermelha para as linhas expressas e laranja para as linhas alimentadoras.

  • Ônibus Seletivo

    Implantação do Ônibus Seletivo, linha Batel-Jardim Social (posteriormente rebatizado de Opcional).

  • Eixo Boqueirão

    Início da operação do Eixo Boqueirão com os Terminais Hauer e Carmo.

  • Controle de Tráfego

    Início da sincronização dos semáforos – Controle de Tráfego.

  • Linhas Interbairros e Estudantes

    Implantação das linhas:

    - Interbairros - 28 bairros, 44 km – veículos de cor verde.

    - Estudantes - do Largo Bittencourt ao Centro Politécnico (UFPR).

  • Eixo Leste/Oeste

    - Implantação da tarifa única na RIT – Rede Integrada de Transporte.

     

    - Início da operação de ônibus articulados nos eixos Norte-Sul e Boqueirão.

     

    - Implantação do Terminal Boqueirão, complementando o Eixo Boqueirão.

     

    - Implantação do Terminal Pinheirinho, complementando o Eixo Sul.

     

    - Início da operação do Eixo Leste-Oeste.

  • Linha Circular Centro

    Implantação do linha Circular Centro – 5,5km do Largo Bittencourt à Avenida 7 de Setembro, pela Rua XV de Novembro.

  • Terminais Campo Comprido e Santa Cândida

    Implantação dos terminais Campo Comprido e Santa Cândida.

  • URBS gerencia o Transporte Coletivo

    Decreto 195/86 Institui a URBS – Urbanização de Curitiba S.A. como gerenciadora do transporte coletivo e as empresas operadoras passam a ser permissionárias.

  • Remuneração por Quilômetro

    Decreto 45/87 – Aprova o Regulamento dos serviços de transporte coletivo, definindo a remuneração do serviço pela quilometragem percorrida, tornando a receita pública.

  • Vale-Transporte e Terminal SITES

    - Implantação da ficha metálica do vale-transporte, com adoção de catracas automáticas.

     

    - Implantação do Terminal SITES.

  • Linha ProParque

    - Implantação das Linhas ProParque – roteiro para atender os parques de Curitiba.

     

    - Lei7556/90 – Lei do Transporte Coletivo - Estabelece a URBS como única concessionária do sistema de Curitiba.

  • Linhas Diretas

    - Criação das Linhas Diretas (“ligeirinhos”) com paradas a cada 3 km em estações tubo que permitem o embarque em nível e o pagamento antecipado da tarifa.

     

    - Aprovação do novo Regulamento do Transporte Coletivo através do Decreto 210/1991.

  • Biarticulado no Eixo Boqueirão

    - Remodelação do Eixo Boqueirão com implantação de estações tubo nas paradas (embarque em nível e pagamento antecipado da tarifa) para dar início à operação de ônibus biarticulados.

     

    - Construção dos Terminais Bairro Alto, Barreirinha, Fazendinha, Santa Felicidade e Sítio Cercado, ampliando o atendimento da RIT.

  • Jardineira Linha Turismo

    Implantação da Linha Turismo com jardineiras brancas, percorrendo pontos turísticos da cidade.

  • Biarticulado no Eixo Norte/Sul

    Remodelação do Eixo Norte-Sul para entrada de veículos biarticulados.

  • Gerenciamento das linhas da RMC

    Convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba, delegando à URBS o gerenciamento das linhas da Região Metropolitana de Curitiba.

  • Linha Interhospitais

    Implantação da Linha Interhospitais, que atende os principais hospitais e laboratórios da cidade.

  • Biarticulado Circular Sul

    Implantação da Linha Biarticulado Circular Sul - integra sete terminais, circulando em canaletas exclusivas, ao longo de 26 km na região do Linhão do Emprego.

  • Integração dos Eixos Norte/Sul e Leste/Oeste

    - Lei 9.800 – Nova Lei de Zoneamento e Uso do Solo, substituindo a de 1975.

     

    - Remodelação do Eixo Leste-Oeste para entrada de veículos biarticulados.

     

    - Integração dos Eixos Norte-Sul e Leste-Oeste na Praça Eufrásio Correa.
     

  • Bilhetagem Eletrônica

    Implantação de bilhetagem eletrônica no sistema de transporte.

  • Mobiliário Urbano

    Substituição dos abrigos de ônibus pelo Novo Mobiliário Urbano, implantado em parceria público-privada.

  • Tarifa Domingueira

    Instituída a “tarifa domingueira” - passagem de ônibus a R$ 1,00 aos domingos.

  • Motores Euro III - Redução de Poluentes

    Renovação da frota de ônibus: entrada de 295 novos veículos com motores Euro III, que reduzem a emissão de poluentes.

  • Aprovação da Linha Verde

    Aprovação do projeto para implantação da LINHA VERDE, 6º corredor de Transporte Coletivo de Curitiba em uma avenida de 22 km, sobre o leito da BR-476 (antiga BR-116).

  • Linha Turismo Double-Deck

    LEI 12.597/08

    Aprovação da Nova Lei do Transporte Coletivo – Define a URBS como gerenciadora do sistema e estabelece indicadores de qualidade na prestação dos serviços.

     

    DECRETO 1.356/08

    Regulamenta os serviços de transporte coletivo.

     

    LINHA TURISMO

    Substituição dos ônibus por modelo double-deck (dois andares).

  • Implantação da Linha Verde

    LINHA VERDE

    Após a conclusão da 1ª etapa das obras, entra em operação a linha Pinheirinho/Carlos Gomes, trafegando em canaleta exclusiva com ônibus biarticulados que operam com 100% de biodiesel à base de soja. As novas estações, com sistema ecológico de climatização, permitem integração com as linhas alimentadoras que cruzam a avenida.

     

    INTER 2

    Ampliação das estações tubo da linha direta INTER 2 para a substituição dos ônibus comuns por articulados.

  • Ligeirão Boqueirão

    LIGEIRÃO BOQUEIRÃO

    As obras de desalinhamento das estações para a criação da pista de ultrapassagem nos pontos intermediários permitiram a implantação do projeto de uma Linha Direta Expressa no Corredor Boqueirão, representando um novo marco no transporte coletivo de Curitiba. A Linha Direta realiza paradas apenas nos terminais e região central e conta com prioridade nos cruzamentos, o que confere maior rapidez nos deslocamentos do eixo.

     

    LICITAÇÃO DO TRANSPORTE

    Conclusão do processo licitatório das linhas urbanas do transporte coletivo de Curitiba, através de contratos de concessão, definindo três consórcios de operadores: Pontual, Pioneiro e Transbus. A licitação define alterações na forma de remuneração, estabelece melhorias a serem implantadas pelas operadoras e institui avaliação dos serviços prestados a partir de indicadores de qualidade. 

  • Ligeirão Azul

    NOVO LIGEIRÃO

    Entrada dos novos ônibus biarticulados – Ligeirão Azul – de 28 metros, que ampliou a capacidade de transporte do Corredor Boqueirão e também da Linha Verde. Os ônibus tem capacidade para 250 passageiros e operam 100% com biocombustível à base de soja, ampliando o projeto do biocombustível que passa a operar com 30 veículos.

     

    CORREDOR LESTE/OESTE

    Renovação da frota do Corredor Leste/Oeste para veículos biarticulados de 28 metros com capacidade para 250 passageiros.

  • Foto: Jaelson Lucas/SMCS

    Centro de Controle Operacional

    Inaugurado em 10/04/2012, o Centro de Controle Operacional (CCO) reúne técnicos, fiscais, agentes e operadores do transporte coletivo e do trânsito que vão acompanhar o que acontece nos ônibus e nas ruas, formando um núcleo de comando online com comunicação direta com motoristas de ônibus e do trânsito em geral.

  • Tubotecas, Serviço Acesso e Novos Táxis

    TUBOTECA

    Mar/13 - Implantada a primeira Tuboteca na Estação Rui Barbosa - As Tubotecas são pequenas bibliotecas que disponibilizam publicações literárias em estantes instaladas nas Estações tubo de Curitiba que permitem aos usuários do transporte coletivo ter acesso a livros e emprestá-los sem nenhum cadastro prévio.

     

    SERVIÇO ACESSO

    Mar/13 - Serviço de transporte exclusivo para pessoas com deficiência. Os micro-ônibus com elevador, espaço para cão guia e cadeira de rodas, buscam a pessoa com deficiência na porta de sua casa e levam ao serviço de saúde de seu interesse. O serviço se aplica para atendimentos de saúde e socioassistenciais não continuados.

     

    OPEN DATA

    Ago/13 – Implementada a política de Dados Abertos (Open Data), disponibilizando acesso ao WebService da URBS a todos os interessados. Este acesso fomentou o desenvolvimento de novos aplicativos do sistema de transporte de Curitiba para os usuários da Rede Integrada de Transporte.

     

    AUDIÊNCIA PÚBLICA E COMISSÃO DA TARIFA

    Fev/13 - Realizada a primeira Audiência Pública para esclarecimentos sobre a tarifa do Transporte Coletivo de Curitiba.

    Jul/13 – A Comissão de Análise da Tarifa, instituída pelo Decreto Municipal 358/2013, apresentou 111 itens de aprimoramento para a gestão do sistema de transporte (Relatório Final).

     

    TÁXIS

    Jul/13 - Audiência Pública para discussão dos termos do Edital de Licitação para aumento da frota de táxis.

    Ago/13 – Novo Marco Regulatório dos serviços de Táxis – Decreto Municipal 1184/2013 – com fixação de tempo mínimo de operação, garantindo maior disponibilidade da oferta de táxis.

    Ago/13 – Recadastramento do táxi para atualização de dados dos atuais autorizatários

    Out/13 – Lançado Edital para licitação de 750 novas licenças de táxis

  • Faixas Exclusivas e Novas Tecnologias

    FAIXA EXCLUSIVA E CORREDOR NORTE

    Abr/14 – Implantada faixa exclusiva para o transporte coletivo em2,5 kmda Rua XV de Novembro que beneficiou 13 linhas do transporte coletivo e aproximadamente 57 mil usuários.

    Jun/14 – Conclusão das obras de desalinhamento do Corredor Norte para implantação do Expresso Ligeirão.

     

    NOVAS TECNOLOGIAS

    Fev/14 – Agentes de fiscalização do transporte coletivo de Curitiba para a atuar munidos de um computador de mão (PDA) conectado com o Centro de Controle Operacional para acesso às informações da linhas em tempo real.

    Nov/14 – Início dos testes com um ônibus 100% elétrico da empresa BYD (relatório comparativo das tecnologias).

     

    CARTÃO TRANSPORTE

    Ago/14 – Inovações no Cartão Transporte:

    - Lançamento do Cartão Avulso que permite a aquisição de cartão transporte sem cadastro prévio.

    - Exclusividade de uso do cartão transporte em 66 linhas que operam com micro-ônibus sem cobrador.

    - Expansão dos postos de recarga do cartão transporte e venda do cartão avulso para 23 bancas de revistas e terminais de integração.

     

    TÁXIS

    Mai/14 - Homologadas 748 novas autorizações para táxis, ampliando a frota de táxis da cidade para 3 mil veículos.

  • Paraciclos e Cartão Respeito

    FAIXAS EXCLUSIVAS e PARACICLOS

    Mar/15 - Implantação 2 novas faixas exclusivas nas Avenida Marechal Deodoro e na Rua Des. Westphalen, com a extensão de1,3 km, beneficiando 33 linhas e 100 mil passageiros

    Jul/15 – Implantados paraciclos nos 21 terminais de transporte de Curitiba, visando ampliar a integração intermodal ônibus - bicicleta.

     

    CARTÃO TRANSPORTE

    Abr/15 – Nova funcionalidade aplicada ao cartão transporte, o qual passa a liberar maior tempo de travessia em semáforos da região central para idosos e pessoas com deficiência – Cartão Respeito.

    Jul/15 – Implementada a integração temporal através do uso do cartão transporte entre o Terminal Pinheirinho e Rua da Cidadania.

     

    INTEGRAÇÃO METROPOLITANA

    Jan/15 – Encerramento do Convênio de gerenciamento do sistema de transporte metropolitano entre a Prefeitura de Curitiba e Governo do Estado, o que exigiu ajustes na Rede Integrada de Transporte e criação de novas linhas para manutenção do benefício da integração aos usuários da região metropolitana.

     

    TÁXIS ELÉTRICOS e TÁXI BIKE

    Mar/15 – Em parceria com as Centrais de Táxi, foram realizados testes operacionais com carros elétricos da empresa chinesa BYD, caracterizados para operar os serviços de táxi.

    Out/15 – O sistema de táxis passou a contar com o serviço de transporte de bicicletas (Táxi Bike)

  • Novas Tecnologias

    TERMINAL SANTA CÂNDIDA

    Fev/16 – Concluídas as obras de ampliação do Terminal Santa Cândida, de 8,6 para 12,6 mil metros quadrados

     

    FAIXA EXCLUSIVA

    Mar/16 – Implantada faixa exclusiva para ônibus na Rua Conselheiro Laurindo (1,9 km) beneficiando 15 linhas e 50 mil passageiros

     

    NOVAS TECNOLOGIAS

    Mar/16 – HIBRIPLUS - Início dos testes com o primeiro ônibus articulado híbrido da América Latina

    Mai/16 – PMI ELETROMOBILIDADE - Publicação do o edital de chamamento para interessados em participar do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), visando a implantação e operação de linhas de transporte público com acionamento elétrico (eletromobilidade).

    Ago/16 – HIBRIPLUG – Primeiro ônibus elétrico híbrido com tecnologia plug-in e estação de recarga inicia testes na linha Juvevê/Água Verde

     

    PESQUISA O/D

    Abr/16 – Iniciada a Pesquisa Origem/Destino – Grande Curitiba – que irá traçar o panorama dos deslocamentos e das demandas do transporte em Curitiba e Região Metropolitana.

  • Linha direta Colombo/CIC

    Integração Metropolitana

    Jan/17 - As tratativas entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado do Paraná acordaram o retorno da linha Colombo/CIC reconectando o município de Colombo com a cidade de Curitiba de norte a sul, passando pela região central.

     

    Fev/17 - As linhas de Araucária retornaram suas integrações com a RIT, por meio das linhas Araucária/C.Raso e Angélica/C.Raso que voltaram a passar por dentro do Terminal CIC.

     

    Mar/17 - A linha direta Ctba/Fazenda Rio Grande voltou a realizar parada na Estação PUC, reintegrando os moradores daquele município às linhas urbanas de Curitiba.

     

    Jun/17 - Implantação da nova linha Terminal Roça Grande/Terminal Santa Cândida, beneficiando mais 3 mil usuários.

     

    "OPERAÇÃO ARAPUCA"

    Ação especial desenvolvida pela Guarda Municipal atuou na identificação e retirada dos ônibus os usuários que entraram sem pagar a tarifa, os chamados "fura-catracas".

     

    ITIBUS

    Melhorias e novas funcionalidades inseridas à ferramenta ITIBUS, permitem consultar, além do trajeto da linha e da localização dos ônibus em tempo real, também o status atualizado de cada ônibus,as tabelas horárias da linha consultada, além do saldo e extrato simplificado do cartão transporte do cidadão.

  • Ampliação da Frota

    AMPLIAÇÃO DA FROTA

    Aquisição de 221 ônibus de baixa emissão de carbono – motor EURO 5.

     

    TESTE COM ÔNIBUS ELÉTRICO

    Out/18 – Realização de testes com um ônibus elétrico na linha Circular Centro, este mesmo veículo a partir de 14 de novembro foi para a linha Cristo Rei para dar continuidade aos testes.

     

    IMPLANTAÇÃO DO LIGEIRÃO NORTE/SUL

    Início da operação da 3ª linha expressa direta no eixo Norte, do Santa Cândida à Praça do Japão com apenas 8 paradas, beneficiando mais de 36 mil passageiros/dia.

     

    INTEGRAÇÃO METROPOLITANA

    Ago/18 - Início de operação da linha direta Caiuá/Cachoeira. Esta reintegração do transporte coletivo entre Curitiba e Almirante Tamandaré com a linha Caiuá/Cacheira representou para os passageiros um ganho de tempo de aproximadamente 20 minutos entre um terminal e outro.

  • Novas Faixas Exclusivas

    Jan/19 - Rua Mário Tourinho, entre a Avenida Vicente Machado e o Terminal Campina do Siqueira, com 1,1 km, beneficiando 63.000 usuários do transporte coletivo.

     

    Fev/19 - Rua André de Barros, entre 24 de Maio e Desembargador Westephalen, com 500 metros de extensão, beneficiando 15.000 usuários.