TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Veja como visitar atrações natalinas de Curitiba usando o transporte coletivo da capital


Foto: Hully Paiva/SMCS

Natal2023

| 8/12/2023

Natal de Curitiba está reunindo muita gente para apreciar a beleza das decorações e dos espetáculos. Para evitar o estresse de procurar vagas e estacionamento nas atrações movimentadas, que tal utilizar o serviço de transporte público?

A Urbs, que administra o transporte coletivo da capital, oferece desde linhas especiais de Natal, com trajetos exclusivos para pontos turísticos natalinos, até os ônibus que percorrem a capital o ano todo. As atrações natalinas são acessíveis com um cartão-transporte em mãos e vontade de admirar as belezas da época mais festiva e iluminada do ano.

  • As atrações do Natal de Curitiba 2023 não precisam de agendamento.

Confira como chegar em algumas das atrações

Memorial Paranista

Com uma árvore de Natal deslumbrante, o Memorial Paranista é um dos passeios indispensáveis do roteiro curitibano, ainda mais nos dias de espetáculo. Ele será palco para mais de 40 artistas com a Ópera das Etnias, inspirada no clássico de Charles Dickens “Um Conto de Natal”, representando a diversidade da população que formou a cidade de Curitiba. As apresentações serão realizadas de 12 de dezembro, às 19h30, até 16 de dezembro, às 20h30.

De ônibus: Memorial Paranista fica lna Rua Mateus Leme, 4.700, anexo ao Parque São Lourenço. A linha Interbairros 2 é uma opção, com um ponto bem em frente à entrada do Jardim de Estátuas. Saindo do Terminal do Cabral, o Interbairros 2 sentido anti-horário chega em menos de 20 minutos. Ou então, do Terminal Campina do Siqueira, o Interbairros 2 sentido horário chega em cerca de 30 minutos.

Escola de Sustentabilidade

No Bosque Zaninelli, conhecido por sua beleza natural, a Escola de Sustentabilidade, que é referência em educação ambiental e ecologia, se tornou a Floresta Encantada Electrolux neste Natal, com apresentações aos fins de semana de um espetáculo de luzes e projeções de imagens. Os paredões de pedra atrás do lago se transformam em telas gigantes e naturais com projeções natalinas.

De ônibus: Na vibe sustentável, você pode diminuir suas emissões de carbono deixando o carro na garagem e pegando um ônibus. A linha Nestor de Castro/Jardim Kosmos, que sai do Centro, te deixa bem na frente, mas para quem gosta de uma caminhada até o Bosque, o Interbairros 2 também é uma opção.

Parque Tanguá

Um dos queridinhos curitibanos também está exalando espírito natalino. O Parque Tanguá fica decorado com temática da época até 7 de janeiro. Mas o parque vai bombar mesmo é nos dias 20 a 23 de dezembro, com o Oratório de Natal do Tanguá. O espetáculo vai reunir 40 artistas em um show de circo, teatro, dança e música.

De ônibus: No bairro Taboão, no norte da cidade, o Tanguá pode ser acessado por uma linha que leva seu nome, e deixa os passageiros na entrada. É a linha Parque Tanguá/Nestor de Castro, saindo do Centro da cidade. Mas para quem está disposto a uma pequena caminhada, a linha Santa Felicidade/Santa Cândida, que cruza a cidade de leste a oeste, também é uma opção.

Jardim Botânico

O cartão-postal mais icônico de Curitiba não poderia ficar de fora, o Jardim Botânico, atualmente Jardim Musical da Ademicon, encanta com sua estrela brilhante e seus caminhos luminosos, além é claro, dos espetáculos diários de luz e música. O Concerto Luminoso do Jardim Botânico - Luz para encher os olhos, dura cerca de 15 minutos de total encantamento natalino.

De ônibus: As principais linhas que podem te ajudar a chegar no Jardim Musical Ademicon e aproveitar ao máximo sem precisar se preocupar com vaga para o carro são os ligeirinhos Centro/Politécnico e Centenário, ou o alimentador Cabral/Portão.

Parque Náutico

O Parque conhecido por seu lago que abriga esportes aquáticos também é uma parada obrigatória no roteiro de Natal de Curitiba, com o popular Drive-Thru, que também pode ser feito de ônibus. A decoração do Náutico conta com 1,5 km de atrações, com estações como presépio vivo, anjos de luz, árvore de Natal e estruturas do local iluminadas. O Caminho de Luz Parque Náutico fica às margens do lago e pode ser visitado de terça a domingo, das 19h às 22h até 23 de dezembro.

De ônibus: Especialmente para quem não tem carro, ou quer uma experiência mais coletiva de espírito natalino, a linha X51 Linha Natal-Parque Naútico opera do Terminal Boqueirão ao Parque Náutico, sem desembarque. Os ônibus, com tarifa de R$ 6, começam a circular a partir das 18h45, saindo do Terminal Boqueirão e funcionam até 21h. Saída a cada 15 minutos, sob demanda.

Parque Barigui

Acomodando a maior árvore de luz de Curitiba, com 22 metros de altura e 55 mil microlâmpadas coloridas, uma estrutura que  equivale a um prédio de quase sete andares, o Barigui está super equipado para receber o Natal. Além da Árvore de Luz ParkShoppingBarigüi, e do sensacional Caminho de Luz do Natal Ligga, feito de túneis iluminados, o Parque recebe espetáculos de tirar o fôlego de terça a quinta, às 19h30, e de sexta a domingo, às 19h30 e às 21h. O "Encontro de Emoções" pode ser conferido até 23/12.

De ônibus: O prato cheio que é o Natal no Barigui também rendeu uma linha de ônibus especial, a linha X50-Natal-Parque Barigui sai do Terminal Campina do Siqueira até o Parque Barigui, com embarques a partir das 18h40 até 21h, com ônibus a cada dez minutos. Os ônibus operam sem catraca, com passagem por R$ 6 apenas na ida, com acesso pelo Terminal Campina do Siqueira. A volta será gratuita até o terminal, onde os passageiros podem fazer a integração com outras linhas.

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 com o patrocínio das empresas Electrolux, Ligga, Ademicon, Shopping Mueller, O Boticário, Uninter, ParkShopping Barigui, Club Athletico Paranaense, Servopa, Volvo, Hard Rock Café, AirPromo, Midialand e Banco do Brasil. A decoração poderá ser apreciada até 7 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2023 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Categoria: Eventos