Urbs terá linha de ônibus especial durante bloqueio de trânsito para obra na Victor Ferreira do Amaral

Hully Paiva/SMCS

| 21/2/2024

Dez linhas de ônibus urbanas terão desvios por conta do bloqueio total de trânsito em trecho na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, para obras no viaduto sobre a via. O bloqueio deve durar cinco dias, de sábado (24/2) até quarta-feira (28/2). Neste período, a Urbanização de Curitiba (Urbs) vai implantar uma linha especial temporária, a X42- Cabral/Capão do Imbuia, para atender os passageiros que serão afetados pelos desvios.

Com a interdição do trânsito, terão desvios de itinerário as linhas 020-Interbairros II (horário); 021-Interbairros II (anti-horário); 022-Inter 2 (horário), 023-Inter2 (anti-horário); 307-B.Alto/Santa Felicidade; 372-Tarumã; 373-Alto Tarumã; 375-Sagrado Coração; 380-Detran/Vic. Machado; e 389-Mad.Tarumã/Augusta. Juntas, essas linhas transportam cerca de 16 mil pessoas em dias úteis. Serão desativadas as estações-tubo Colégio Militar e Praça das Nações.

Os passageiros estão sendo informados por meio de cartazes nas linhas sobre os desvios. Os mapas com as alterações podem ser conferidos aqui.

As linhas Interbairros II e Inter 2 são as que terão maior alteração de itinerário. Para a atender esses passageiros, a linha X42 -Capão da Imbuia/Cabral terá 23 km de extensão e saída de 13 em 13 minutos dos terminais Capão do Imbuia e Cabral nos horários de pico durante os dias úteis, com seis carros. Fora do horário de maior movimento, a linha vai operar com intervalo de 26 minutos. Aos sábados, com 24 minutos de intervalo e nos domingos, com 36 minutos. A linha vai atender a população dos bairros Cabral e Tarumã na Victor Ferreira do Amaral antes e depois do bloqueio. Confira aqui o mapa com o itinerário.

Linhas metropolitanas

A obra também provocará desvios em linhas metropolitanas D01-Piraquara/Santos Andrade, D02-T.São Roque/Santos Andrade e e CO3- Pinhais/Guadalupe, que são administradas pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep).

A interdição do trecho da Victor Ferreira do Amaral é imprescindível para possibilitar o início dos serviços de içamento das vigas longarinas do viaduto do Tarumã, uma etapa crucial no avanço do projeto do Complexo Tarumã. Com a ajuda de guindastes de grande porte, que serão instalados na via, as estruturas de concreto serão elevadas até a base do viaduto.

Complexo Tarumã

O Complexo Tarumã, que engloba as obras no Viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral e nas ruas do entorno, visa ao avanço na integração do transporte coletivo e à melhoria das condições no trânsito local.

Além do alargamento do viaduto, que permitirá a instalação de duas novas estações de ônibus (Tarumã e Victor do Amaral), as intervenções incluem a requalificação de 12 vias da região, das praças públicas Cova da Iria e Mauro Ferreira, além de novo paisagismo e iluminação. Nova calçadas planas e acessíveis e ciclovia também integram as melhorias.

Iniciadas em fevereiro do ano passado, as obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). A previsão de conclusão das obras é o segundo semestre deste ano.