Urbs repõe gradis de proteção nas canaletas da Marechal Floriano para a segurança dos pedestres

| 22/2/2024

Equipes da Urbs fazem a reposição de gradis de proteção das canaletas do transporte coletivo na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no bairro Boqueirão. O serviço, realizado também em outras áreas da cidade, contempla ainda manutenção e reparo dos equipamentos e é feito para a segurança da população, pois as grades impedem a passagem de pedestres por trechos arriscados das canaletas exclusivas dos ônibus.

Apenas na Avenida Marechal Floriano Peixoto, os serviços de reposição e reparo das equipes da Urbs alcançam um trecho de 160 metros lineares de gradis. No momento, as equipes atuam em frente ao Shopping Cidade e depois seguem com o serviço até o Terminal do Boqueirão.

Após o serviço na Marechal Floriano Peixoto, as equipes da Urbs farão reposição e reparo nas canaletas instaladas ao longo da Linha Verde.

Vandalismo

O serviço repõe gradis retirados por vândalos e por parte de alguns comerciantes e moradores, que querem passagem livre pelas canaletas.

"Nossa principal dificuldade, além dos furtos, reside nas remoções realizadas por alguns comerciantes e moradores dessas áreas, que, por vezes, optam por retirar os gradis para facilitar a passagem e travessia em locais que consideram mais convenientes", disse Michele Marques, coordenadora da Unidade de Manutenção e Serviços.

"Contamos com o apoio essencial da população para denunciar qualquer atividade suspeita, remoção indevida dos gradis ou ações de dano ao patrimônio. Essa colaboração é fundamental para preservar a integridade do sistema e garantir a segurança coletiva."

As denúncias devem ser feitas à Guarda Municipal, pelo telefone 153.

Ações contínuas

Os trabalhos da Urbs iniciaram em outubro de 2022 e desde então foram repostos 2.150 metros lineares na região central, nos eixos Norte e Sul, no Boqueirão e na Linha Verde. Desde o início dos serviços, foram repostas 1.377 grades nas ações recorrentes de zeladoria urbana da Prefeitura de Curitiba.