Notícias
URBS recomenda compra antecipada de passagem para evitar transtornos
Foto: Jaelson Lucas/SMCS
| 17/12/2013
Com a previsão de aproximadamente 120 mil embarques na Rodoviária de Curitiba entre a véspera do Natal até dia 31 de dezembro, a recomendação da URBS – Urbanização de Curitiba S.A., que administra o terminal, é para que os viajantes antecipem a compra de passagem, seja nos guichês das empresas na própria rodoviária, ou pela internet.
Em dias normais, o movimento na Rodoviária de Curitiba é de aproximadamente 12 mil passageiros embarcam e desembarcam. Neste fim de ano, a concentração maior deve se dar entre os dias 20 a 24 e 27 a 30 de dezembro.
No dia do embarque, a recomendação é que o viajante saia mais cedo de casa e se apresente para o embarque até 30 minutos antes da saída dos ônibus, com o bilhete de passagem e um documento de identidade, com foto, à mão.
Também é preciso atenção às exigências legais para embarque de crianças. Convém obter informações antecipadamente no Juizado da Infância e da Juventude.
No bloco interestadual, da frente, que já passou por reforma completa, o passageiro conta com diversos serviços, como caixas automáticos de diversos bancos, guarda-volumes automáticos (Malex), sanitários, serviço de achados e perdidos e central de avisos, como ainda posto da Polícia Militar, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR).
Dicas para quem vai viajar com embarques na Rodoferroviária:
• Compra antecipada - Compre suas passagens, de ida e volta, via internet, em agências de viagem, ou na própria rodoviária, com antecedência. Isso ajuda as empresas a planejar o atendimento e evitar filas.
• Consulta de horários - Para saber os horários da empresa de ônibus escolhida para transportá-lo ao destino desejado, acesse o site da URBS. Procure à direita, "Horários de ônibus", e clique a seguir em "Linhas rodoviárias". O próximo passo, abaixo da informação "De Curitiba para", é escolher o destino desejado e, por último, "consultar". O quadro a seguir informa a empresa de ônibus, os horários, a frequência da linha e o tipo de ônibus.
• Achados e Perdidos - O serviço de achados e perdidos funciona junto à Administração do Terminal. Fica no primeiro pavimento da ala interestadual, ao lado dos guichês da Nacional Expresso. Os objetos e/ou documentos encontrados no interior do Terminal Rodoviário são recolhidos e registrados em sistema. Os objetos são guardados em depósito próprio e permanecerão nesse local por até 90 dias. Após esse período, e não havendo procura, os objetos são encaminhados à Fundação de Ação Social. Os documentos não procurados são encaminhados, semanalmente, ao setor de achados e perdidos dos Correios. Os Correios atendem pelo telefone gratuito 0800 57 00 100.
• Fundação de Ação Social – Funciona na face oeste da antiga ala ferroviária – fundos da Rodoviária. A FAS, também conhecida como "Casa do Regresso", auxilia o cidadão quanto ao retorno à sua cidade de origem. Horário de atendimento: segunda a sábado e feriados, das 8h às 18h. Telefones: (41) 3320-3151 e (41) 3321-2705.
• Sanitários – Sanitários masculinos, femininos e também reservados a pessoas com deficiência, gratuitos, estão nos extremos leste e oeste, na parte externa, como também nos extremos do salão de embarque.
• Avisos / utilidade pública - O serviço de avisos no interior da rodoviária é operado pela central de som e poderá ser utilizado em casos de busca de pessoas, objetos encontrados e perdidos, solicitação para carregadores, entre outros avisos de utilidade pública. Serviço funciona anexo à administração, no piso superior do bloco interestadual. Atende, todos os dias, das 6h às 24 horas. Telefones: (41) 3320-3045 e 3320-3023.
• Viagem de menores – As informações são fornecidas pela Vara da Infância e da Juventude. Fica na Avenida Iguaçu, 750, entre as Ruas Alferes Poli e Desembargador Westphalen, em frente ao Colégio Opet – Rebouças. Fone: (41) 3223 4672. Horário: das 12h às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
• Transporte de animais – Antes de embarcar, consulte a empresa de ônibus. Cada empresa segue regras próprias sobre o transporte de animais, e também procurar a Superintendência Federal de Agricultura – Paraná - Núcleo Regional de Curitiba, do Ministério da Agricultura. Fica na Rua José Veríssimo, 420 – Tarumã. Maiores informações sobre o procedimento de transporte de animais de estimação são fornecidas pelos técnicos da área de Sanidade Animal, pelos telefones 3361-4080, 3361-3974 ou 3361-4085. De acordo com a norma do Ministério, para o transporte interno de cães e gatos, é necessário apenas o atestado de saúde assinado por veterinário habilitado, que deve atentar para a assiduidade da vacinação antirrábica. A acomodação dos animais de companhia em viagens aéreas, terrestres ou marítimas é definida pela empresa responsável pelo transporte. As exigências variam e o animal pode viajar em qualquer compartimento, desde que o seu peso e a gaiola sejam compatíveis com o ambiente e as exigências da empresa transportadora. Algumas companhias exigem que animais suscetíveis a estresse sejam sedados antes do embarque. Por isso, é sempre aconselhável procurar as empresas de transporte com antecedência.
• Guarda-volumes (Malex) – As fichas para utilização dos guarda-volumes custam R$ 6,00 (seis reais), válidas por uma diária de 24 horas. Estão à venda na casa lotérica, no pavimento superior da ala interestadual, perto dos guichês das empresas de ônibus interestaduais. O guarda-volumes localiza-se no pavimento térreo do terminal, na face leste, perto da escada fixa que dá acesso à Polícia Militar e outros serviços.
• Agência Nacional de Transporte terrestre (ANTT) – Responsável pela fiscalização da concessão das linhas interestaduais, localizado no Espaço Institucional, no piso superior do Bloco Interestadual. Atende no horário comercial. Fone: (41)3320-3024.
• Departamento de Estradas de Rodagem – Paraná (DER-PR) - Responsável pela fiscalização da concessão das linhas intermunicipais, localizado no Espaço Institucional, no piso superior do Bloco Interestadual. Atende no horário comercial. Telefone: (41)3320-3040.
• Polícia Militar do Paraná – Atende 24 horas por dia no Espaço Institucional, que fica no piso superior do bloco interestadual.
• Caixas automáticos bancários - O terminal rodoviário dispõe de caixas automáticos do Banco Itaú e Banco 24 Horas, localizados no piso térreo, na extremidade do Bloco Interestadual, próximo a Avenida Presidente Affonso Camargo.
• Estacionamentos - O terminal conta com dois parques de estacionamentos concessionados à Estapar, sendo: Estacionamento com Acesso ao Bloco Interestadual: com vagas comuns e vagas especiais para pessoas com deficiência e para idosos). Estacionamento 24 horas. E estacionamento com Acesso ao Bloco Estadual: com vagas comuns e vagas especiais (para pessoas com deficiência e para idosos). Funcionamento: das 6h às 23h30. Preços: Até 30 (trinta) minutos: R$ 4,00 (quatro reais); 1ª hora: R$ 5,00 (cinco reais); Fração de 15 (quinze) minutos: R$ 1,25 (um real e vinte e cinco centavos), após a 1ª hora; Diária (a partir da 5ª hora): R$ 20,00 (vinte reais).
• Informações – Fiscais e atendentes da URBS, empresa que administra a rodoviária, identificados por coletes, prestam todas as informações necessárias para quem chega ao terminal. Além disso, faixas e banners informam os locais para compra de passagens, de embarque e demais serviços.
• Desembarques – Por causa do intenso movimento na rodoviária e região, se for de carro, desembarque rapidamente e não demore nas despedidas. Chegue ao terminal com bastante antecedência, evitando atraso de embarque. Quem chega de viagem à Curitiba, de ônibus, desembarca nas cinco últimas plataformas da face oeste, perto do Rio Belém, onde existe área própria para recepção dos viajantes.
• Embarques – Ao embarcar no ônibus, tenha em mãos o bilhete de passagem, documento de identidade original com foto e cartão de identificação previamente preenchido. Atenção para os documentos exigidos quando houver crianças viajando. A apresentação da documentação ou autorização é obrigatória. Se não existir, a viagem não é permitida, o que pode gerar a perda da passagem e frustração da criança e da família.