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Testes com táxis elétricos evitaram a emissão de 28,7 toneladas de CO2 em Curitiba


| 22/3/2024

Curitiba teve redução de emissão de poluentes com a realização de testes com táxis elétricos na cidade. Os seis carros elétricos, que começaram a circular em junho de 2023, evitaram a emissão de 28,7 toneladas de CO2 na atmosfera, segundo relatório da Urbanização de Curitiba (Urbs). 

Os resultados foram apresentados pelo presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, no Smart City Expo Curitiba 2024, na tarde desta sexta-feira (22/3).

A redução equivale ao plantio de 200 árvores, considerando a estimativa de que a redução de uma tonelada de CO2 na atmosfera seja equivalente ao plantio de sete árvores.

“Os táxis elétricos fazem parte de um grande projeto de Curitiba para a substituição da matriz energética fóssil pela energia limpa no transporte. Testamos e avançamos no projeto de compra de ônibus elétricos e fizemos a avaliação dos primeiros táxis elétricos. Além da população poder conhecer a tecnologia, os testes nos deram uma base de dados sobre o modelo elétrico e seu desempenho”, explicou o presidente da Urbs.

Os custos estimados também foram menores, representando menos de um terço do combustível fóssil. O custo da energia foi estimado em R$ 36,7 mil no período, contra R$ 130 mil do derivado de petróleo. Por veículo, significa uma economia de R$ 25 mil por ano em combustível.

Os dados, coletados entre 16 junho do ano passado e 4 de março de 2024, mostram que foram percorridos, pelos taxistas, 250 mil quilômetros no período, com uma média de 958 quilômetros por dia.

Como funciona

O monitoramento de desempenho é feito por um software com acesso aos dados do computador de bordo instalado no veículo e que são compartilhadas com a Urbs, que gerencia o transporte coletivo e comercial na cidade.

Os veículos testados são do modelo Renault Zoe E-Tech 100% elétrico, têm a cor laranja característica dos demais táxis da cidade, mas podem ser identificados pela cor branca na capota e ainda a inscrição 100% elétrico. O preço da tarifa paga pelo passageiro é o mesmo dos táxis convencionais.

Maia Neto adianta que, por causa dos resultados tão expressivos, a Urbs pretende fazer um novo chamamento para testes de mais 50 táxis elétricos até o fim do ano.

Os testes com táxis elétricos são fruto de uma parceria anunciada na edição do Smart City Expo em 2023 entre a Prefeitura de Curitiba, a Renault, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Mobilize Beyond Automotive, empresa do grupo Renault.

Eletrificação da frota

A intenção é que esses testes sejam a base de um projeto de eletrificação da frota de táxi de Curitiba, dentro da política pública para conter as mudanças climáticas e zerar emissões de carbono até 2050. Segundo Alessandro César de Souza Alves, gestor da área de mobilidade comercial da Urbs, os resultados dos testes servirão de base para a criação de uma legislação para a categoria de táxis elétricos na cidade.

Os taxistas dos elétricos têm vantagens, como isenção de taxas de outorga, gratuidade na recarga do veículo e ainda dispensa de pagamento do Estacionamento Regulamentado (EstaR).

Categoria: Eventos