Sistema de expresso começou com 20 ônibus

| 22/9/2014

Implantado em 22 de setembro de 1974, o sistema de ônibus expresso foi copiado mundo afora ganhando o nome de Bus Rapid Transit (BRT). As duas primeiras linhas entraram em operação com uma frota de 20 ônibus, fazendo a ligação Santa Cândida/Praça Rui Barbosa (eixo Norte); e Capão Raso/Praça Dezenove de Dezembro (eixo Sul). As duas linhas passavam pela Estação Central onde, já nessa época era possível fazer integração. Hoje são seis eixos com 81 quilômetros de canaletas – outros dez estão em construção, na Linha Verde Norte.

A implantação seguia a premissa do planejamento feito a partir do tripé Uso do Solo, Sistema Viário e Transporte Coletivo. Nesse contexto, o ônibus foi um indutor de crescimento com a liberação de alvarás para os prédios mais altos da cidade justamente ao longo dos eixos.

Três anos depois, em 1977, entrou em operação a linha Boqueirão, agora com sistema de bilhetagem automática, feita com ajuda de cartões de papelão magnetizados, adquiridos antecipadamente e perfurados em máquinas instaladas no interior dos expressos.

Os primeiros ônibus Expresso tinham capacidade para 90 usuários. Eram do tipo Padron, com chassis baixos. Na década seguinte entraram em operação os ônibus articulados, desenvolvidos especialmente para Curitiba, com capacidade para 150 passageiros; e no início dos anos 1990, os biarticulados, primeiro para 230, depois para 250 passageiros.

Nos anos 1990 surgiram as estações tubo e o sistema Linha Direta – os Ligeirinhos – com trajetos paralelos às canaletas e paradas distantes, uma a cada três quilômetros.

Em 1996 a Rede Integrada de Transporte, viabilizada a partir da criação do Expresso, foi ampliada para a Região Metropolitana, através de convênio entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná, beneficiando, atualmente, 13 municípios vizinhos.

O Expresso também inaugurou o tempo de ônibus projetados para esse fim, encerrando uma época de carrocerias de ônibus montadas sobre chassis de caminhões. Os chassis baixos foram dimensionados para embarques praticamente em nível e, internamente, abriu-se mais espaço para os passageiros, com redimensionamento dos bancos. Ao mesmo tempo, as portas ficaram mais largas agilizando embarques (pela porta da frente) e desembarques (pelas portas do meio e traseira).

Curitiba foi a primeira cidade brasileira a usar ônibus com porta instalada no meio da carroceria. Na década de 1970 entraram em operação os primeiros ônibus articulados. Na década seguinte chegam os biarticulados, a Rede Integrada de Transporte, com integração físico-tarifária permitindo a utilização de quantos ônibus forem necessários com o pagamento de uma só tarifa e a construção de terminais de transporte, começando pelo Pinheirinho.

Em 1986, o gerenciamento do transporte coletivo, até então feito pelo Ippuc, passa a ser de responsabilidade da Urbs, criada em 1963 como empresa responsável por obras de infra-estrutura e saneamento. Atualmente, a Urbs gerencia o transporte coletivo e comercial e o uso comercial de equipamentos urbanos.