Prefeitos defendem manutenção da Rede Integrada de Transporte

Foto: Elias Dias/SMCS

Prefeito Gustavo Fruet durante a reunião da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) realizada na noite desta quarta-feira (24), na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

| 26/4/2013

A necessidade de manutenção e ampliação da Rede Integrada de Transportes (RIT) foi o principal tema da reunião da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) realizada na noite desta quarta-feira (24), na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os prefeitos defendem a renovação do subsídio do Governo do Estado, que atualmente garante que passageiros de 12 municípios da região metropolitana paguem a mesma tarifa da capital.

“Reafirmo o respeito pela integração e a necessidade de sua manutenção. Temos que vencer essa pauta do subsídio para pensar na ampliação e qualificação do sistema para daqui a 15, 20 anos. Não se pode simplesmente dizer que a tarifa vai aumentar, pois não é justo com o usuário”, afirmou o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.

O subsídio, criado pelo governador Beto Richa no ano passado, vence no próximo dia 7 de maio.

O diretor de Transportes da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Carlos do Rego Almeida Filho, confirmou, durante sua apresentação, que prosseguem as negociações para renovação do convênio. “Tenho certeza de que vamos refazer o convênio. Também estamos avançando significativamente na pesquisa origem-destino. Em breve teremos boas notícias”, afirmou Almeida Filho.

O prefeito de Balsa Nova, Luiz Cláudio Costa, reivindica a entrada de seu município na Rede Integrada. “O que nós queremos é participar da integração. O cidadão de Balsa Nova quer ter o direito de pagar a mesma tarifa dos demais municípios”, disse.

O presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Júnior, lembrou que legalmente a responsabilidade pelo gerenciamento da Rede Integrada de Transportes é do governo do Estado. “A prefeitura de Curitiba, todos os anos, ajuda com mais de R$ 60 milhões na manutenção da integração. Este recurso, que não está embutido na tarifa, é usado na manutenção de terminais, sistema de monitoramento, bilhetagem eletrônica e outros”, explicou.

Fruet mostrou-se confiante com a sinalização de renovação do convênio. “Neste momento, as diferenças políticas devem ser deixadas de lado. O interesse da população dos municípios da região metropolitana é prioridade”, afirmou.

Categoria: Tarifa