Novo acesso à Rodoviária vai diminuir trânsito em viadutos ao redor

Jaelson Lucas/SMCS

| 13/6/2014

O novo acesso de ônibus à Rodoferroviária de Curitiba está sendo concluído e com isso o trânsito na região do Rebouças terá mudanças na região. O trecho novo dá continuidade à Avenida Comendador Franco, a Avenida das Torres. Com extensão de 1,3 quilômetro, a via vai desafogar o trânsito naquela região, diminuindo o fluxo de ônibus na Presidente Affonso Camargo e também nos viadutos do Colorado e do Capanema (Avenida Prefeito Omar Sabag).

A obra iniciada em fevereiro incluiu serviços de drenagem, terraplenagem e remanejamento de interferências (redes de abastecimento de água e esgoto), pavimentação, revitalização do pavimento existente, calçamento e infraestrutura de fibra ótica. O valor contratado foi de R$ 5,12 milhões.

A nova via tem trecho exclusivo para ônibus de transporte estadual e interestadual, partindo da ligação da Avenida das Torres com a Avenida Dario Lopes dos Santos, nos fundos da Rodoferroviária. A partir dali foi construído um trajeto que utiliza uma das vias da própria Avenida Dario Lopes dos Santos (em sentido contrário), entra na Rua Conselheiro Laurindo (que foi alargada e terá tráfego compartilhado ente carros e ônibus), segue pela Avenida Silva Jardim até o novo acesso de ônibus à Rodoviária, o que evitará que os ônibus cheguem até a Avenida Presidente Affonso Camargo.

Diariamente, 450 ônibus utilizam a Avenida Affonso Camargo para chegar à Rodoferroviária de Curitiba. Em feriados, este número duplica. Com a implantação da obra haverá uma ligação direta da Avenida Comendador Franco com a Rodoferroviária, exclusiva para os ônibus, facilitando o acesso.

COMO SE DÁ O ACESSO À RUA DARIO LOPES DOS SANTOS

Os veículos que descem a Avenida Comendador Franco (também conhecida como Avenida das Torres), no sentido Curitiba, enfrentam a seguinte situação:

ÔNIBUS QUE VÃO ACESSAR A RODOVIÁRIA DE CURITIBA: devem entrar à esquerda, na Rua Dario Lopes dos Santos. Ali podem ocorrer duas situações:

1)    Acesso direto à Rodoviária perfazendo o seguinte trajeto:

- Avenida Comendador Franco

– Entrar à esquerda na Rua Dario Lopes dos Santos

- Entrar à direita na Rua Conselheiro Laurindo, ocupando a faixa exclusiva para esses veículos.

– Entrar à direita na Avenida Silva Jardim

- Cruzar pela frente do Viaduto do Colorado

- Entrar imediatamente na Rodoviária pelo acesso exclusivo para ônibus ao final da Avenida Silva Jardim.OBS: Dessa forma, os ônibus não passam mais pela Avenida Afonso Camargo, situação que provocava grande congestionamento do trânsito na região, especialmente à noite, nos finais de semana e nos feriados (em diversos horários).

2)    Área de espera:

Os ônibus que precisarem esperar por uma vaga para estacionar dentro da Rodoviária poderão aguardar  em uma área de espera especialmente criada para essas situações na própria Rua Dario Lopes dos Santos.

DEMAIS VEÍCULOS:

Todos os demais veículos, quando chegarem ao final da Avenida Comendador Franco (sentido São José-Curitiba), devem obrigatoriamente dobrar à direita na Rua Dario Lopes dos Santos.

Categoria: Rodoviária