Novo acesso à Rodo é liberado para ônibus e vai desafogar trânsito na região

Luiz Costa/SMCS

| 3/7/2014

As empresas de ônibus rodoviários que operam em Curitiba já estão autorizadas a alterar o trajeto de chegada até a Rodoviária, utilizando o novo acesso pela Avenida das Torres. O comunicado foi feito às empresas nesta quinta-feira (3) pela administração da Rodoviária, a partir da liberação do tráfego pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

Entregue pela Prefeitura no início de junho, o novo trajeto foi testado, com sucesso, ao longo do mês, especialmente no feriado prolongado de Corpus Christi,  quando garantiu a agilidade necessária na operação dos ônibus em dias de maior movimento. Na véspera do feriado, a Rodoviária registrou em torno de 13,5 mil embarques, com a mobilização de 510 ônibus. Em dias normais, são em torno de nove mil embarques e movimentação de 330 ônibus. Esses números não incluem o movimento de desembarque, que não é contabilizado pela administração da Rodoviária.

Acesso

Totalmente sinalizado, com placas e pintura no asfalto, o novo trajeto dos ônibus vai agilizar a operação na Rodoviária e reduzir o trânsito de ônibus no viaduto do Colorado e nas avenidas Sete de Setembro e Affonso Camargo – uma região de tráfego intenso, especialmente em vésperas de feriado, quando também é maior o movimento na Rodoviária.

Antes, os ônibus saiam da Avenida das Torres pelo Viaduto do Colorado e entravam na Affonso Camargo ou, quando era preciso ficar na espera, desviavam pela Sete de Setembro, ficando parados na Francisco Torres e General Carneiro, perto do Mercado Municipal.

Agora, os ônibus que estão na Avenida das Torres seguem em frente, pelo novo trecho, até o final da avenida, onde vão encontrar o acesso à via exclusiva implantada na Rua Dario Lopes dos Santos, chegando à Rua Conselheiro Laurindo sem passar pelo viaduto.

Ao longo trecho, até entrar na Conselheiro Laurindo, o ônibus segue no sentido contrário ao do restante do trânsito. As pistas são separadas por canteiros e meio fio e, quase na etapa final, por tachões amarelos, identificando o limite entre as faixas dos ônibus (sentido rodoviária) e as faixas de tráfego (sentido Capão da Imbuia).

Da Conselheiro, o ônibus entra na Silva Jardim, na qual trafega por apenas uma quadra, entrando direto no novo acesso à Rodoviária, sem passar pela Affonso Camargo ou Sete de Setembro.

Outros veículos também podem seguir pelo novo trecho da Avenida Comendador Franco, mas a conversão à esquerda é exclusiva para os ônibus que seguem para a Rodoviária. Ao chegarem na Rua Dario Lopes dos Santos, os demais veículos devem fazer obrigatoriamente a conversão à direita.

Opções para outros veículos

A obra, que complementa tanto a reforma da Rodoviária quando a da própria Avenida das Torres, agora transformada no corredor Aeroporto – Rodoviária, traz benefícios para os motoristas dos ônibus, que não precisarão compartilhar a pista com o trânsito em geral numa área de tráfego intenso; e também para os motoristas de outros veículos, que terão menos ônibus com quem dividir as pistas de trânsito.

O trecho ampliado da Avenida das Torres também facilita a vida de quem sai do Viaduto do Capanema, a partir da Ubaldino do Amaral, e quer entrar na Avenida das Torrres para seguir em direção a São José dos Pinhais. Agora, basta entrar à direita na Rua João Scalque, logo depois do viaduto e, seguindo a sinalização, entrar na Avenida das Torres, o que é possível fazendo a conversão à esquerda.

Categoria: Rodoviária