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MIT vê Curitiba como exemplo de inovação e quer implantar na capital 1ª sede de laboratório no Brasil


Foto: Daniel Castellano / SMCS

| 16/12/2021

Curitiba poderá ser a primeira sede brasileira do Senseable City Lab (SCL), o laboratório do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) especializado em tecnologias digitais e urbanismo.

A intenção foi manifestada ao prefeito Rafael Greca, nesta quarta-feira (15/12), pelo diretor do SCL-MIT, Carlo Ratti, e o professor e pesquisador sobre Cidades e Tecnologias no Senseable City Lab, Fábio Duarte, durante cerimônia de entrega de certificados do SLC a técnicos do município, realizada no Salão Brasil do Palácio 29 de Março.

“Implantamos um Senseable City Lab em Estocolmo há dois anos e em janeiro de 2022 começará a funcionar uma unidade em Amsterdã. Temos a intenção de abrir em Curitiba o primeiro SCL do Brasil”, disse o professor Fábio Duarte que esteve presente à cerimônia.

Por videoconferência gerada a partir da Itália, o diretor do SLC, Carlo Ratti, reforçou o interesse na capital paranaense como parceira em inovação.

“Curitiba é referência em inovação urbana. A cidade e o Senseable City Lab têm uma similaridade em algo muito que é a vontade de inovar. Por isso um laboratório do MIT em Curitiba é muito importante”, frisou o diretor do SCL.

O prefeito curitibano convidou Carlo Ratti a participar, em março de 2022, do Smart City Expo Curitiba, sendo que encaminhamento para efetivação do convênio poderá ser feito durante o evento.

“Somos abertos a fazer de Curitiba a primeira cidade brasileira a contar com um SCL. Fico feliz com essa possibilidade e espero que se concretize”, afirmou o Rafael Greca.

Certificados

Na cerimônia desta quarta-feira, no Palácio 29 de Março, um grupo de 12 técnicos de diversos órgãos da Prefeitura de Curitiba recebeu certificados de capacitação de uma parceria do município com o Senseable City Lab (SCL), no campo da mobilidade e inovação urbana.

A entrega foi feita pelo prefeito Rafael Greca e pelo professor Fábio Duarte. A certificação marcou a etapa final do convênio de dois anos de duração, da Prefeitura com o Senseable City Lab, firmado em julho de 2019.

Também participaram o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur; o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Zanin Feijó; o presidente do Imap, Alexandre Matschinske; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, coronel Péricles de Matos; a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella; e o diretor-presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Tiago Waterkemper.

Receberam os certificados do MIT-Senseable City Lab (SCL) os servidores Herick Dal Gobbo, da Setran; Leomar de Andrade, da Smap; Alyson Prado Wolf e Vilson José Kimmel, da Urbs; Daniele Moraes, Karin Nohara Carstens Gomes, Lucimara Wons, Marilia Tavares Delgado, Monica Maximo da Silva, Nathalia Vanessa Oenning Ribeiro, Artur Furtado Filho e Marcio Alex Marcelino, do Ippuc

Como resultado, a equipe de técnicos do município produziu o relatório Senseable City Report Curitiba com sete propostas de aplicação da Inteligência Artificial voltada à mobilidade intermodal. Os trabalhos dos técnicos curitibanos foram feitos com foco nos dos quatro workshops realizados (Inovação pelo Design, Inteligência Artificial e Mobilidade, Entendendo o padrão de Mobilidade e Sentindo a Cidade).

São eles: a proposta de gestão do transporte orientada à demanda (Demand Oriented Management/DOM), de coleta de informações em tempo real da operação do transporte par a melhor gestão e a oferta de dados para o usuário planejar os deslocamentos; Tubo Ativo, de estímulo à mobilidade com baixo carbono; Mobilidade para Crianças (Mobility for Kids); Previsão da Taxa da Ocupação de Estar (Estar Occupancy Rate Prediction), de localização de vagas disponíveis via aplicativo; Deslocamentos versus Pandemia em Curitiba baseado em Tweets, para definir o padrões de mobilidade no pico da pandemia; MotoApp, aplicativo de suporte para motoboys, para a programação da jornada de trabalho com tempo de descanso entre outras atitudes para garantir a segurança e evitar acidentes com óbitos de motociclistas em serviço; Mobilidade como Plataforma de Monitoramento (Mobility as a Sensing Platform), no qual a equipe trabalhou com a mobilidade ativa com foco na implantação de sensores em bicicletas para monitorar os deslocamentos dos ciclistas e as condições de segurança viária.

Troca de experiências

“O ponto alto desse curso foi a troca de experiências multissetoriais entre os servidores da Prefeitura e os pesquisadores do MIT”, disse Herick Dal Gobbo, da Setran, participante do curso.

Na opinião da gerente do setor de Monitoração do Ippuc, Monica Maximo da Silva, muito mais do que a possibilidade de desdobramento de um projeto específico o principal ganho da parceria com o SCL foi o despertar para alguns métodos e ferramentas de trabalho. “Isso principalmente na área de ciência de dados, que podem ser incorporados na nossa prática de alinhar pesquisa a grandes projetos urbanos", observou.

Segundo Daniele Moraes, da Assessoria de Relações Externas do Ippuc, os trabalhos em conjunto auxiliaram os técnicos ter maior amplitude na análise de dados e na construção de propostas passíveis de implantação.

“A integração foi importante também para nos forçar a pensar diferente, fora da rotina e exercitar a criatividade”, completou.

Para Lucimara Wons, também do Ippuc, a possibilidade de replicar projetos de êxito é importante no contexto das cidades. “Tivemos a oportunidade de conhecer ideias e experiências de outras cidades que podem ser combinadas aos projetos locais, tendo como pilar a tecnologia. Dentre as perspectivas reais está a inclusão e conscientização de crianças e jovens quanto à mobilidade ativa”.

As atividades desenvolvidas permitiram a troca de experiências e o acesso a uma ampla gama de pesquisas em desenvolvimento no Laboratório SCL, além da formulação de modelos de novas metodologias e soluções de design, possibilitando a incorporação de novas habilidades técnicas e a proposta de ideias inovadoras para melhorar a mobilidade de Curitiba.

Os frutos dessa parceria foram incorporados aos estudos de pesquisadores do SCL e o resultados são o conteúdo da publicação Senseable City Guide (SCL) para Curitiba.

O curso

O trabalho de colaboração começou em setembro de 2019, em Curitiba, orientado por pesquisadores do SCL com a participação das equipes da Prefeitura e de professores de universidades locais (UFPR, UTFPR, UP, PUCPR), que trabalharam no desenvolvimento de ideias para incorporar novos serviços e interações ao sistema BRT de Curitiba, a partir do uso de tecnologias digitais.

Complementando o primeiro ano de colaboração, Curitiba foi o foco do Digital City Design Workshop, ministrado no MIT de fevereiro a maio de 2020 para os alunos do MIT e Harvard. O workshop contou com a interação dos técnicos do Ippuc com objetivo de dar suporte e orientações relativos aos projetos apresentados.

Na fase final dos trabalhos o SCL promoveu uma série de workshops no período de 2020 a 2021 focados na construção de conhecimento em inteligência artificial aplicada à mobilidade.

Categoria: Outros