Jardim Botânico ganha novo estacionamento, com entrada pela Linha Verde

Foto: Daniel Castellano/SMCS

| 3/2/2021

Uma das atrações turísticas mais conhecidas da cidade, o Jardim Botânico tem agora mais uma comodidade para o visitantes. Um novo estacionamento de veículos, com entrada pelo cruzamento da Linha Verde com a BR-277, foi entregue nesta quarta-feira (3/2).

São 225 vagas para veículos, incluindo as destinadas a pessoas com deficiência e idosos, e sete para ônibus de turismo. A área total do terreno é de 9,1 mil metros quadrados e permite o acesso ao Jardim Botânico pelo bosque.

O prefeito Rafael Greca lembrou que a área onde fica o estacionamento foi comprada pelo município e, futuramente, vai abrigar o novo Museu de História Natural de Curitiba, com projeto em andamento. O novo estacionamento, destacou, é parte das ações visando a retomada econômica e do turismo no pós-pandemia. O antigo estacionamento continua funcionando.

“Com essa nova comodidade aos visitantes pretendemos multiplicar a potencialidade do Jardim Botânico, com sua Galeria das Quatro Estações e Estufa da Mata Atlântica, como uma das atrações da nossa retomada econômica”, disse Greca.

Como vai funcionar

Operado pela Urbs, o espaço tem vagas de EstaR de duas horas e vai funcionar durante todo o período de abertura do Jardim Botânico, das 6h às 20h. A ativação, assim como nas vagas das ruas da cidade, será feita por aplicativo.

Nestes primeiros dias, a Setran fará apenas orientação. A cobrança começa na próxima segunda-feira (8/2). A partir daí, a não ativação de créditos nos aplicativos já gera autuação. Dúvidas sobre o Estar Digital podem ser tiradas neste link.

As obras incluíram o nivelamento do piso, novo pavimento, iluminação, cercamento e renovação do calçamento do entorno próximo ao viaduto da BR-277. Os trabalhos são das secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras.

Acompanharam o prefeito na vistoria e abertura do novo espaço a secretária do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias; o secretário de Obras, Rodrigo Rodrigues; o presidente da URBS, Ogeny Pedro Maia Neto; o coordenador técnico da Setran, Alvacir Mendes; o diretor de Produção Vegetal da Secretaria do Meio Ambiente, José Roberto Roloff; e a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion.

Cuidados ainda necessários

O Jardim Botânico de Curitiba está aberto para visitação, mas a Prefeitura de Curitiba reforça que são necessários todos os cuidados de prevenção à disseminação do novo coronavírus.

Além de um contador que permite à Guarda Municipal manter um número seguro de frequentadores dentro da unidade, há fiscalização em relação a aglomerações e o uso de máscara. Quem for praticar exercícios ou contemplar a natureza, deve, também, fazer uso frequente do álcool em gel para higienização das mãos.

Categoria: Outros