Drenagem e energia solar modernizam o Terminal do Boqueirão

Levy Ferreira/SMCS

| 24/4/2023

Quem usa o Terminal Boqueirão ou passa por perto deve ter notado a movimentação de operários trabalhando em duas obras. Uma é o final da implantação da bacia de contenção de alagamentos do programa de macrodrenagem Curitiba Contra as Cheias, enquanto a outra faz parte da estratégia de geração de energia limpa Curitiba Mais Energia. Ambas são ações prioritárias da gestão Rafael Greca e ficarão prontas no ano em que esse equipamento urbano completa 43 anos de implantação.

A primeira começou em dezembro, com a restauração do estacionamento – a área sob a qual foi construída a bacia, que é um tipo de piscina subterrânea para recolher e jogar a água da chuva na rede fluvial e está sendo executada pelas secretarias municipais de Obras Públicas e do Governo Municipal, por meio do Distrito de Manutenção Urbana (DMU).

A outra, sob a coordenação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, prevê a reforma na estrutura de sustentação da cobertura e a troca do telhado do terminal de passageiros. As intervenções - que estão acontecendo à noite, quando o público é menor – são necessárias à instalação do sistema de geração de energia solar.

Frequentadores sentem o resultado

A técnica de segurança Maria Gorete Hatlan é uma das cerca de 76,5 mil pessoas que usam uma das 26 linhas que passam pelo terminal. Ela ficou animada em saber que seus perrengues em dias chuvosos estão ficando no passado. “Eu já fiquei presa aqui numa tempestade, então estou muito feliz com a novidade. É bom saber que a verba está indo para obras que vão ajudar muito quem frequenta esses espaços”, disse.

Outro curitibano satisfeito com a intervenção é Idenir Roda, gerente da loja e da lanchonete Mazola, situadas dentro do Terminal. Ele trabalha há 15 anos no local e garante que a obra de contenção já está fazendo a diferença.

“Percebi que não tivemos problema nenhum nas últimas chuvas, principalmente na terça-feira (18/4), quando choveu bastante”, observa Idenir.

Idenir também está informado e animado com as obras do sistema de geração de energia solar. “O pessoal da Secretaria de Obras me procurou antes de começarem a mexer, para explicar o que seria. Espero não ter mais problemas com queda de energia, além de economizar na conta de luz, é claro”, completa.

Terminais solares

O aposentado Joaquim Manoel da Silva usa o antigo terminal com frequência e gostou de ver o reforço da estrutura. “As coisas novas ficam melhores. Vão acabar as goteiras e, além disso, a economia com a energia solar é sempre bem-vinda”, completou.

A colocação de 756 módulos de paineis fotovoltaicos, com capacidade de geração de 690 watts, será a última etapa dessa intervenção. O novo sistema, que permite uma economia de 60% no gasto com energia, já é realidade no Palácio 29 de Março (sede da Prefeitura), Salão de Atos do Parque Barigui, na Galeria das Quatro Estações (Jardim Botânico) e Pirâmide Solar da Caximba (Tatuquara).

A tecnologia de geração energética também está sendo levada ao Terminal Santa Cândida e, em breve, chegará ao do Pinheirinho.