Curitibinhas embarcam na Linha Turismo e são recebidos por Greca no aniversário da Urbs

José Fernando Ogura/SMCS.

| 22/8/2023

O prefeito Rafael Greca recebeu, nesta segunda-feira (21/8), em frente ao Palácio 29 de Março, 28 curitibinhas da Escola Municipal Margarida Orso Dalagassa, do Tatuquara, que fizeram um passeio gratuito Linha Turismo como parte do projeto Cidadania Jovem – Informar para Formar, promovido pela Urbanização de Curitiba (Urbs) e a Secretaria Municipal da Educação.

“Estamos aqui, com os curitibinhas que fizeram esse passeio na Linha Turismo na ocasião dos 60 anos da Urbs, e que puderam conferir nossos parques, nosso centro histórico e nossa Prefeitura. É uma oportuidade para nossas crianças aprenderem mais sobre nossa cidade”, disse o prefeito, que estava acompanhado do presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, e da secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila.

A Urbs, que completa 60 anos nesta segunda-feira (21/8), desenvolve o Cidadania Jovem – Informar para Formar desde 2014. O objetivo é despertar a consciência sobre cidadania, educação, sustentabilidade e respeito ao bem público, em especial no transporte coletivo.

Depois de uma interrupção de dois anos por conta da pandemia, o projeto foi retomado em 2023. A cada 15 dias, crianças de escolas municipais vão até a sede da Urbs, no Jardim Botânico, onde assistem uma palestra e fazem uma visita ao Centro de Controle Operacional (CCO).

"Esse tipo de ação é de grande importância, pois ao criar a consciência de responsabilidade social e ambiental nas crianças, estamos fornecendo as bases para cidadãos mais responsáveis. Ao inserí-los como corresponsáveis pela melhoria na mobilidade da cidade eles se tornam multiplicadores dos benefícios do uso do sistema e da necessidade do cuidado com os equipamentos urbanos", afirma o presidente da Urbs.

As crianças participantes devem produzir um vídeo de até três minutos demonstrando, por meio de narração, música, teatro, dança ou outra escolha, o que foi aprendido na palestra e na visita ao CCO.

Uma comissão julgadora escolhe o melhor e a turma ganhadora recebe como prêmio um passeio na Linha Turismo, que passa por 26 pontos turísticos da capital.

Respeito

Os alunos do 5º ano da escola Margarida Orso Dalagassa desenvolveram um vídeo em formato de podcast com o tema mobilidade urbana e o transporte coletivo.

“Precisamos respeitar as regras, as leis de trânsito. Agora mesmo, quando estávamos vindo para cá, vimos um ciclista andando em local errado. Isso não pode”, diz Dacheline Aristilde, de 10 anos, uma das criadoras do podcast.

Ela aproveitou o passeio da Linha Turismo pelos pontos turísticos da cidade. “Eu vi muitas estátuas legais, uma delas de um senhor gordo com barba”, disse ela, ao se referir à estátua do filósofo chinês Confúcio, no Centro Cívico.

Durante a viagem, as crianças se divertiram também com miniaturas de ônibus de papel para montar, que foram entregues pela Urbs. “É muito legal, já andei com o ônibus grande vermelho com a minha mãe e também o laranja”, contou Vinícius Araújo, de 9 anos.

Participaram do evento também os coodernadores do programa, Clodoaldo Valentim e Eloisa de Carvalho, e representantes da Secretaria Municipal da Educação.

Categoria: Eventos