Curitiba destaca Inter 2 e Leste-Oeste em seminário de eletromobilidade

| 28/7/2021

Curitiba apresentou, nesta quarta-feira (28/7), no seminário Desafios da Eletrificação do Transporte no Brasil, os projetos do Novo Inter 2 e do Corredor Leste-Oeste, de operação de ônibus elétricos na Rede Integrada de Transporte (RIT).

Organizado pela plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a empresa Enel X, o evento reuniu, por videoconferência, técnicos em transporte e representantes dos setores público, privado e do terceiro setor, envolvidos em ações e projetos de mobilidade sustentável com energia renovável.

Os projetos curitibanos foram destacados como iniciativas da Prefeitura pelo presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, no painel “O papel dos Estados e Municípios na Eletrificação do Transporte. Também participou do painel, o secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Nelson Pelegrino, que falou das ações daquele estado relacionadas à eletrificação do transporte.

Apoio federal

Para Jamur, a efetividade na mudança da matriz energética do transporte público brasileiro depende da maior participação do governo federal, seja na criação de linhas de crédito ou na desoneração de tributos incidentes sobre veículos elétricos e insumos.

“Curitiba está fazendo a sua parte. Os municípios têm arcado com a manutenção deste serviço essencial de transporte público, sem que haja a contrapartida federal de uma forma proporcional”, disse o presidente do Ippuc.

Nesse contexto, Jamur defende maior articulação política das cidades e Estados junto ao governo federal.

“Precisamos da participação do governo federal neste processo de eletromobilidade, porque a transformação da matriz energética necessita ser feita em grande escala. O transporte é um serviço essencial e muito tributado no Brasil. A maioria da população precisa do transporte coletivo acessível. É possível iniciar este processo com a desoneração de impostos para aquisição de veículos elétricos ou no custo da passagem ao usuário”, observou.

Segundo Jamur, os organismos financiadores dão prioridade a projetos de transporte com energia limpa. “Os munícipios e estados têm plenas condições de desenvolver projetos. É necessário suporte federal com a desoneração de tributos para que as cidades tenham custos mais baixos de implantação e consigam investir.”

O secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Nelson Pelegrino, reforçou o posicionamento do presidente do Ippuc por mais suporte federal a eletromobilidade. Segundo ele, o governo baiano pretende reduzir o ICMS para a compra de veículos e o ICMS que incide sobre a energia para a operação do sistema de transporte.

“Temos que conversar com o governo federal e o BNDES, porque é preciso criar uma linha específica de crédito, com juros atraentes e prazos dilatados, para incentivar a implantação de ônibus elétricos”, destacou Pelegrino.

Evolução da RIT

Em sua apresentação, o presidente do Ippuc demonstrou o funcionamento da RIT e destacou os projetos do Inter 2, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Corredor Leste-Oeste, em negociação com o New Development Bank (NDB).

Os dois projetos somam US$ 227,1 milhões em investimentos (US$ 133,4 milhões Inter 2/BID + contrapartidas) e (US$ 93,7 milhões Leste Oeste/NDB + contrapartidas municipais). As intervenções fazem parte da inovação do modelo de transporte de Curitiba, cuja a atual concessão, iniciada em 2010, termina em dezembro de 2025.

“Teremos uma nova concessão a partir do fim de 2025, para a qual estamos estudando um novo modelo de gerenciamento do conjunto da mobilidade urbana”, frisou Jamur.

A parceria com o BID é para ampliar a capacidade do Inter 2 e Interbairros II de 155 mil para 181 mil passageiros/dia. As duas linhas percorrem um itinerário de 38 quilômetros, por 28 bairros, ligando os seis corredores de transporte da cidade.

No projeto do Inter 2, estudos do Ippuc e Urbs apontam para a operação inicial de 54 ônibus elétricos articulados, com 18 metros de comprimento e capacidade para 150 passageiros.

Na requalificação do BRT Ligeirão Leste-Oeste, entre Pinhais e a estação CIC Norte, os investimentos envolvem a implantação da infraestrutura de ultrapassagem, 22,5 km de canaletas exclusivas e 7,5 km de vias complementares. As 34 estações e cinco terminais ao longo do eixo serão renovados. Estudos preliminares da Urbs e Ippuc apontam para a operação inicial com eletromobilidade de 60 ônibus articulados elétricos, com 23 metros de comprimento e capacidade para 180 pessoas.

O evento

O painel desta quarta também contou com a mediação de Paula Faria, CEO da Connected Smart Cities, e a participação do pesquisador Edgar Barassa, da Barassa & Cruz Consulting (BCC). A videoconferência fechou a série de debates sobre eletromobilidade realizados em 23 e 30 de junho e em 14, 21 e 28 de julho.

“Fechamos os eventos com o panorama de Curitiba, que é sempre uma grande referência, não só em mobilidade, mas como cidade inteligente. Também contamos com a experiência da Bahia, que tem projetos no Estado e na capital”, afirmou o apoiador do evento e presidente da Enel X, Carlos Eduardo Cardoso de Souza.

Categoria: Outros