Crianças espalham arte, presentes e alegria pelo terminal Bairro Alto

Foto: Gabriel Rosa/SMCS

| 12/12/2016

Crianças de cinco Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) mudaram o cenário e a rotina do Terminal Bairro Alto nesta sexta-feira (10).  Com estantes de caixotes coloridos, pacotinhos com presentes para quem quiser levar, floreiras, casinha de cachorro decorada, pinturas e colagens nas paredes, azulejos, muros e vidraças, elas  eles espalharam cor e alegria, encantando operadores, funcionários e usuários do terminal.

A iniciativa faz parte do Curitiba Brincante, projeto que prevê intervenções das crianças da rede municipal em terminais de transporte da cidade. Iniciado em junho deste ano, numa parceria envolvendo a Urbs e a Secretaria Municipal da Educação, o projeto dá voz ao público infantil e valoriza a criança como produtora de cultura e conhecimentos. Além do Bairro Alto, o projeto já passou pelos terminais Centenário, Vila Oficinas e Capão da Imbuia.

O envolvimento das crianças no trabalho é total. São elas que decidem as técnicas e as cores que serão usadas para transformar o espaço, tornando os terminais mais amigáveis, alegres e coloridos.

Há cerca de um mês, as crianças do CMEI Bairro Alto visitaram o terminal e as observações, devidamente anotadas pelas educadoras e pedagogas, entraram na pauta dos dias seguintes. “Foram as crianças que decidiram o que seria feito e tudo o que está aqui foi feito por elas. Nós, os adultos, apenas criamos as condições para que o que eles propuseram fosse executado”, afirma Daniela Paula Pressante, da equipe do CMEI Bairro Alto.

Crianças de outros quatro CMEIs – Irmã Doroty, Irmã Dulce, Atuba e Liberdade – se juntaram à turma inicial para preparar a intervenção. O resultado não poderia ser melhor. A área de acesso à estação tubo foi tomada por personagens de uma ‘assustadora’ história de fantasmas, heróis e vilões, criada pelas crianças e contada em desenhos espalhados pelos vidros.

Próximo às colunas do terminal, as estantes feitas com caixotes pintados pelas crianças foram arrumadas com pacotinhos de presentes para a comunidade. Feitos com papel, sucata e muito amor, os presentes podem ser desde brinquedos – como um perigoso jacaré de papelão – até enfeites, como um móbile feito a partir de uma garrafinha de água mineral. Os pacotinhos, com a identificação do autor e do presente, garantiram um colorido de festa ao terminal.

Exemplo

“É o olhar da criança sobre a cidade”, resume a diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, Maria da Gloria Galeb, destacando o envolvimento da comunidade e o exemplo dado pelas crianças de respeito e valorização dos espaços públicos.

“É show de bola, uma maravilha, traz alegria e certamente é importante demais para o desenvolvimento dessa meninada”, afirma o cobrador Zauro Correia, que atua na linha Bairro Alto. Zauro aproveitou os poucos minutos do intervalo para ver de perto o trabalho dos pequenos Enzo e Eduardo que, concentrados, produziam suas obras de arte penduradas na coluna. “Vai ficar bem bonito”, garantiu Enzo, com a total concordância de Eduardo.

Aguardando o ônibus, a adolescente Juliana Del Carmen  elogiou a iniciativa. “Tenho admiração pelas pessoas que fazem esse trabalho, que se envolvem com a comunidade e ajudam as outras pessoas. Isso que estão fazendo aqui envolve as crianças e a comunidade e isso é muito legal”, afirmou.

Localizado no bairro do mesmo nome, o Terminal Bairro Alto abriga 12 linhas de ônibus e por ele passam, por dia, em torno de 20 mil pessoas.

Categoria: Eventos