TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Concurso de melhor foto do transporte público de Curitiba entra na reta final


Pedro Ribas/SMCS

| 31/8/2023

Quem quiser participar do concurso da Urbanização de Curitiba (Urbs) que vai premiar as três melhores fotos relacionadas ao transporte coletivo e às demais áreas de atuação da empresa tem até esta quinta-feira (31/8). Para concorrer, é preciso encaminhar a fotografia pelo instagram oficial da empresa, o @urbs_curitiba. 

O concurso faz parte da programação dos 60 anos da empresa, celebrados no dia 21 de agosto. O resultado será divulgado na segunda semana de setembro.

A votação para escolha da foto ganhadora será feita em uma enquete pública no instagram oficial da Urbs e será apurada publicamente no período de 4 a 8 de setembro.

O prêmio para o primeiro lugar é um guarda-chuva da loja #CuritibaSuaLinda; o segundo, dois bilhetes da Linha Turismo; e o terceiro, uma caneca da loja #CuritibaSuaLinda.

O objetivo do concurso é inspirar a população a usar a criatividade para celebrar as seis décadas da empresa, com fotos que representem as áreas gerenciadas.

Fundada em 1963, a Urbs é responsável por gerenciar uma diversidade de serviços ligados diretamente à população curitibana. Estão sob sua responsabilidade o transporte coletivo (incluindo a Linha Turismo), os serviços de táxi e de transporte escolar, a Rodoviária, o estacionamento regulamentado e equipamentos urbanos como o Mercado Municipal Capão Raso, o Mercado Central da Rua da Cidadania da Matriz, o Centro Comercial Rui Barbosa, as Arcadas do São Francisco, a Rua 24 horas e as lojas #CuritibaSuaLinda.  

História

Criada inicialmente como Companhia de Urbanização e Saneamento, a empresa atuou, durante quase duas décadas, na área de infraestrutura urbana, obras, paisagismo, iluminação e habitação, respondendo, em boa parte, pela implantação da Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Transformada, em 1980, em Sociedade Anônima, a Urbs passou a responder pelo planejamento, operação e fiscalização do transporte coletivo a partir de 1986, tornando-se, a partir daí, referência de qualidade técnica no setor, responsável por desenvolver projetos inovadores, como o sistema de canaletas exclusivas para ônibus, o Bus Rapid Transit (BRT), modelo copiado em mais de 100 países. 

Com 1.080 funcionários, a empresa vem inovando nos últimos anos, com o desenvolvimento de soluções na área de mobilidade, como novas linhas e eixos de transportre, implantação do estacionamento regulamentado digital, novos meios de pagamento para usuários de ônibus, retomada da integração metropolitana e o projeto de eletrificação da frota de ônibus e de táxis. A previsão é que até 2030, 30% da frota de ônibus será composta de veículos zero emissões, percentual que deve alcançar 100% até 2050.

Categoria: Eventos