Comitiva conhece estrutura do sistema de transporte de Curitiba para preparar nova concessão

Hully Paiva/SMCS

| 11/4/2024

Técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e integrantes do consórcio Oficina-Gpo-Rhein-Addax conheceram nesta quinta-feira (11/4) a Rede Integrada de Transporte de Curitiba.

A ação faz parte da estruturação da nova concessão ou Parceria Público-Privada (PPP) do transporte coletivo de Curitiba, iniciada na última quarta-feira (10/4).

Integram o consórcio vencedor do edital para a coordenação do projeto as empresas Oficina Engenheiros Consultores Associados (empresa líder do consórcio), Addax Assessoria Econômica e Financeira, Rhein Schirato Meireles Sociedade de Advogados e TYLyn - GPO Sistran Engenharia.

Mobilidade de Curitiba

Durante a visita técnica, a comitiva do BNDES e consórcio conheceu iniciativas como os corredores dos BRTs, o Hipervisor Urbano, o Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs e alguns dos terminais de ônibus da cidade.

De acordo com a assessora de Investimentos do Ippuc, Ana Jayme, o objetivo foi mostrar como está estruturada a mobilidade urbana de Curitiba, além de promover a integração entre as equipes.

“É importante que esses representantes, que não são de Curitiba, conheçam nosso sistema de transporte. Por isso, hoje eles viram como funciona a nossa rede e alguns dos nossos mecanismos de administração pública”, explicou Ana Jayme.

Gerência do transporte

No Centro de Controle Operacional (CCO), administrado pela Urbs, a comitiva conheceu a gestão integrada do transporte coletivo de Curitiba, através do SIM - Sistema Integrado de Mobilidade.

“Nós já tínhamos ouvido falar de todo esse sistema, mas ter a chance de ver tudo é outra coisa, além de facilitar o planejamento. Essa forma de monitoramento vai agilizar muitas das ações que ainda podemos fazer na cidade”, afirma o administrador da Oficina Engenheiros, Arlindo Fernandes.

Hipervisor Curitiba

Os representantes também conheceram o Hipervisor Curitiba, ferramenta inovadora criada para dar suporte ao planejamento da cidade. Instalada no Palácio da Inovação, a estrutura foi inaugurada em fevereiro deste ano pela Prefeitura.

O Hipervisor é coordenado por 23 técnicos e faz a gerência de serviços em tempo real. Ao integrar diversas áreas da administração pública, a ferramenta facilita o planejamento de políticas públicas, a divulgação de informações, a prestação de contas e a gestão de riscos.

“Curitiba tem uma dedicação bem perceptível no planejamento urbano e na integração de todos os serviços da cidade e o Hipervisor deixa tudo isso mais evidente. Eu nunca tinha visto esse tipo de sistema, com tantas possibilidades”, afirmou a gerente do projeto do BNDES, Paula Fogacci.

Cronograma dos trabalhos

Esta foi a primeira visita técnica do grupo que está encarregado de fazer os estudos para a nova concessão do transporte coletivo de Curitiba. A entrega do modelo para a concessão está prevista para o primeiro trimestre do próximo ano, com a realização de consulta e audiência pública e publicação do edital de leilão até junho de 2025. Já o leilão deve ocorrer até setembro do mesmo ano.