Aos 330 anos, Curitiba fica mais sustentável

divulgação

| 30/3/2023

A CIDADE PRONTA PARA O FUTURO

Ao completar 330 anos, agora no mês de março de 2023, Curitiba está mais próxima de mudar a matriz energética do transporte público de passageiros e tornar-se uma cidade ainda mais sustentável. A era da eletromobilidade começou em 2022, quando foram feitos os primeiros testes demonstrativos de ônibus elétricos em cinco linhas de ônibus da capital.

Ao todo, sete fabricantes já se inscreveram para fazer os testes na capital. Os resultados deste edital de chamamento público servirão de base para elaboração do projeto de aquisição dos ônibus elétricos de Curitiba.

VISÃO DE FUTURO

“O mundo vai melhorar na proporção em que avançarmos na eletromobilidade. A ideia de baterias autossuficientes, de frotas públicas de transporte que não envenenem o ar das cidades, que não aumentem o aquecimento global e que façam com que as pessoas vão e voltem com plena saúde é o que representa o rosto da esperança e a visão do futuro. Curitiba tem compromisso com o futuro”, disse o prefeito Rafael Greca.

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

O Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba tem como âncora os projetos do Inter 2, Interbairros II e Leste-Oeste, com financiamentos externos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development Bank (NDB), respectivamente. Essas linhas, de grande capacidade de transporte de passageiros, devem ser as primeiras a receber veículos elétricos, a partir de 2024.

Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico é considerado o futuro da mobilidade nas grandes cidades e é base do Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba.

A meta é que no médio prazo, até 2030, 33% da frota opere com emissão zero, alcançando 100% até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), alinhado às ações globais de sustentabilidade.

INVESTIMENTOS

- Novo Inter 2: US$ 106,7 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) + US$ 26,7 milhões PMC.

- BRT no corredor Leste-Oeste: US$ 75 milhões do New Development Bank (NDB) + US$ 18,7 milhões da PMC.

SEM BARULHO

O aposentado João Aguiar foi um dos 3.923 passageiros que usou o ônibus elétrico em 2022 durante os testes em Curitiba. “Vim passear um pouco, distrair a mente. É muito bom, sem barulho, nem sentimos que estamos em um ônibus. Poderia ir até Guaratuba”, afirmou Aguiar.

CONHEÇA OS PONTOS POSITIVOS DO PROGRAMA

- Melhoria e aumento da capacidade da infraestrutura, com renovação de vias e implantação de novos terminais e estações de ônibus autossustentáveis com energia solar.

- Modais combinados com estações e terminais de ônibus integrados a sistemas de micromobilidade (bicicletas e patinetes), car-sharing e transporte por aplicativo, além de estímulo à mobilidade ativa, com melhores condições de caminhabilidade e acessibilidade.

EVOLUÇÃO DO TRANSPORTE

Dentro do programa de eletromobilidade também está o Projeto de Aumento da Capacidade e Velocidade da Linha Direta Inter 2, que aponta para a evolução do transporte público de Curitiba.

São investimentos somados de US$ 133,4 milhões, dos quais US$ 106,7 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e US$ 26,7 milhões em contrapartidas municipais.

As intervenções de mobilidade vinculadas ao Novo Inter 2 têm potencial para gerar 34,8 mil postos de trabalho em Curitiba, entre empregos diretos, indiretos e induzidos, ao longo dos próximos cinco anos.

O contrato de financiamento do Projeto de Aumento da Capacidade e Velocidade da Linha Direta Inter 2 foi formalizado pela Prefeitura de Curitiba e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 2 de dezembro de 2020.

A LINHA INTER II CORTA A CIDADE

O Novo Inter 2,  como plataforma de entrada dos ônibus elétricos na Rede Integrada de Transporte (RIT), atende ao que está previsto nos planos de governo 2017/2020 no segmento Viva Curitiba Tecnológica, que prega a inserção da tecnologia visando a sustentabilidade o plano proposto para 2021/2024 nos capítulos Viva uma nova mobilidade urbana e Viva uma cidade mais sustentável, pela modernização do transporte público e o uso de energias renováveis.

O projeto também está alinhado à meta da cidade de buscar a neutralidade de carbono até 2050, estabelecida no Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima), atendendo aos compromissos do Acordo de Paris e da Agenda 2030, de desenvolvimento sustentável, dos quais Curitiba é signatária.