Nossa história | Linha do tempo

Institucional

Quem somos

Melhorar a vida urbana, facilitando os deslocamentos e assegurando o acesso das pessoas às suas casas, ao trabalho, serviços e lazer, de maneira confortável, segura e eficiente. Esta é a missão que a URBS - Urbanização de Curitiba S.A. tem como desafio diário. A URBS é a empresa responsável pelas ações estratégicas de planejamento, operação e fiscalização que envolvem o serviço de transporte público, além do gerenciamento e administração de equipamentos urbanos de uso comercial da cidade, instalados em bens públicos.

O desafio permanente da empresa tem sido buscar ações efetivas para garantir aos usuários, um transporte público seguro, eficiente, acessível e com qualidade contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população que deve ser, e é, a meta diária dos dirigentes, gestores e colaboradores da URBS.

  • Prefeito Ivo Arzua em Solenidade realizada na Prefeitura.

    Criação da Companhia de Urbanização e Saneamento de Curitiba URBS

    Em 1963 foi criada a Companhia de Urbanização  e Saneamento de Curitiba – URBS, com a atribuição de administração dos recursos  do FUC – Fundo de Urbanização de Curitiba, para desenvolver obras de  infraestrutura, programas de equipamentos urbanos e atividades relacionadas ao desenvolvimento urbano da cidade (pavimentação, iluminação, saneamento e  paisagismo).

  • Alteração da denominação social

    Em 1966 foi alterada a denominação social para Companhia de Urbanização de Curitiba – URBS, e transferidas para a COMISA (Companhia Mista de Saneamento de Curitiba) as atribuições relativas ao  saneamento.

  • Término das obras do Centro Comercial Rui Barbosa

    Cisão

    Cisão – constituída a URBS – Urbanização de Curitiba S/A e transformada a antiga Companhia de Urbanização em CIC – Cidade Industrial de Curitiba S/A, atualmente a CDC – Companhia de Desenvolvimento de Curitiba.

  • Gerenciamento do Sistema de Transporte Coletivo

    Em 1986 a URBS passou a gerenciar o Sistema de Transporte Coletivo de Curitiba.

  • Gerenciamento dos Serviços de Táxi e do Transporte Escolar

    Em 1989 a URBS passou a Gerenciar os Serviços de Táxi e do Transporte Escolar.

  • DIRETRAN

    Em dezembro de 1997 a URBS foi instituída como Entidade Executiva Municipal de Trânsito e a Diretoria de Trânsito – DIRETRAN – foi implementada na estrutura da empresa em janeiro de 1998.

  • Regulamentação da atividade de motofrete

    A regulamentação e a fiscalização da atividade de motofrete na cidade passa a ser atribuição da URBS.

  • Licitação do transporte público

    A URBS realiza a primeira licitação do transporte público urbano de Curitiba.

  • SETRAN

    Após a criação da SETRAN – Secretaria Municipal de Trânsito em 24/11/2011 (Lei Municipal nº 13.877), a Diretoria de Trânsito – DIRETRAN – é extinta da estrutura organizacional da URBS. 

  • Foto: Jaelson Lucas/SMCS

    Centro de Controle Operacional

    Inaugurado em 10/04/2012, o Centro de Controle Operacional (CCO) reúne técnicos, fiscais, agentes e operadores do transporte coletivo e do trânsito que vão acompanhar o que acontece nos ônibus e nas ruas, formando um núcleo de comando online com comunicação direta com motoristas de ônibus e do trânsito em geral.

  • Novos Postos de Atendimento

    - Premiação Internacional de Transporte Sustentável concedido a Curitiba pelo Institute for Transportation and Development Policy (ITDP);
    - Inauguração dos Postos de Atendimento nas Ruas da Cidadania Cajuru e Bairro Novo.

  • #CuritibaSuaLinda

    - 20/09 e 21/12 - Inauguração da 1ª e 2ª lojas da rede #CuritibaSuaLinda, localizadas no Palacete Wolf e na Torre Panorâmica, respectivamente;

    - Novos veículos das categorias Convencional e Troncal passaram a ser incorporados na cor laranja, mesma cor dos veículos Alimentadores, formando assim a nova categoria Intercambiável.

  • Mercado Municipal Capão Raso

    - 23/01 e 19/03 - Inauguração da 3ª e 4ª lojas da rede #CuritibaSuaLinda, localizadas no Mercado Municipal e no Espaço David Carneiro, respectivamente;
    - Requalificação do Shopping Popular para Mercado Municipal Capão Raso, através do Decreto nº 634/19.

  • Nova Bilhetagem Eletrônica

    ESTAÇÃO-TUBO
    JAN – Entra em operação a Estação-Tubo Vale do Pinhão

     

    BILHETAGEM ELETRÔNICA
    JAN - Novas tecnologias foram agregadas ao sistema, possibilitando inovações como:
    - biometria facial;
    - integração entre linhas;
    - integração temporal;
    - utilização de um único cartão-transporte em Curitiba e Região Metropolitana;
    - ampliação da tarifa diferenciada;
    - venda de créditos por aplicativos;
    - pagamento da tarifa com o celular, por meio da aproximação do aparelho habilitado ao validador;
    - pagamento com cartões de débito e de crédito;
    - operação com cartões-transporte que oferecem maior segurança dos dados, para adequação a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

     

    FAIXAS EXCLUSIVAS
    FEV - Implantada a faixa exclusiva Imaculada Conceição, entre a estação-tubo PUC e a linha Verde, com 700 metros de extensão

     

    AMPLIAÇÃO DOS PONTOS DE VENDA DE CRÉDITOS PARA O CARTÃO-TRANSPORTE
    FEV – Os terminais Barreirinha, Cabral, Bairro Alto, Santa Felicidade, Campo Comprido, CIC, Capão da Imbuia e Carmo também passam a vender créditos para o cartão-transporte

     

    LINHAS COM EXCLUSIVADE DE USO DO CARTÃO-TRANSPORTE
    MAR - 34 linhas passam a aceitar o pagamento somente com o cartão-transporte