TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Trincheira reduz tempo de deslocamento em dez linhas de ônibus


Foto: Pedro Ribas/SMCS

| 15/6/2021

A trincheira da Rua General Mario Tourinho, inaugurada nesta terça-feira (15/6), beneficia diretamente dez linhas de ônibus da capital, com ganho de tempo de viagem de cerca de cinco minutos por trajeto, de acordo com estimativa da Urbanização de Curitiba (Urbs). Essas linhas transportam atualmente cerca de 112 mil pessoas em dias úteis, podendo chegar a 168 mil/dia em período pós pandemia.

Para um passageiro, por exemplo, que pega essas linhas duas vezes ao dia, a economia de tempo, de segunda a sábado, chega a uma hora por semana. “A obra melhora o fluxo de veículos, desafoga o tráfego e traz mais comodidade para o passageiro” diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

As linhas beneficiadas são: 020 Interbairros II (horário); 021 Interbairros II (anti-horário); 027 C.Raso/C. do Siqueira (reforço); 022 Inter 2 (horário); 023 Inter 2 (anti-horário) ; 024 Capão Raso/C. Siqueira (reforço); 365 Jd. Social/Batel; 370 Rua XV/Barigui; 860 V. Sandra; e 861 Tramontina. Essas linhas, que sofreram desvios durante a obra, retornaram nesta terça-feira (15/6) ao itinerário oficial, passando pela trincheira pela Rua Mario Tourinho ou pela Avenida Nossa Senhora Aparecida.

Maia Neto ressalta que a nova trincheira beneficia linhas importantes para o curitibano, com itinerário longo, com mais de 40 quilômetros de trajeto, como Interbairros II (horário e anti-horário) e a Linha Direta Inter II (horário e anti-horário), que percorrem mais de 37 quilômetros a cada viagem. Por dia útil, o Interbairros II transporta 44 mil passageiros e a Linha Direta Inter II, 64 mil.

Uma frota de 115 veículos dessas dez linhas passarão diariamente sobre a trincheira. Juntos, eles percorrem 23 mil quilômetros por dia.

Todas as linhas de ônibus são monitoradas através do Centro de Controle Operacional (CCO) e nos próximos dias a Urbs poderá realizar intervenções com adequação dos tempos de viagem das linhas.

Categoria: Transporte Coletivo