TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Queda do número de passageiros se mantém em abril


Foto: Ricardo Marajó/FAS

| 6/4/2020

A queda no movimento de passageiros se manteve no sistema de transporte de Curitiba nos primeiros dias de abril. A redução da circulação de pessoas por conta da pandemia do novo coronavírus provocou uma queda média de 75% a 80% na rede de transporte desde a segunda semana de março.

Apesar do aumento de pessoas circulando nas ruas nos últimos dias, foram registrados 164.842 passageiros no sistema na última quinta-feira (2/4), contra 756.167 passageiros em 10 de março, o que representa uma queda de 78%.

Em função da redução na demanda, a Urbs (Urbanização de Curitiba S.A) adotou, desde 25/3, os horários da tabela de sábado nos dias úteis e de domingo nos fins de semana. Mesmo com ajustes nas tabelas, a capacidade do sistema ainda é seis vezes maior que a demanda atual. A Urbs vem acompanhando diariamente o fluxo de passageiros na rede de transporte de Curitiba e está preparada para fazer ajustes, se necessário.

“Acompanhamos de perto os números e verificamos que a queda se mantém na média verificada em março”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Como medida preventiva a qualquer mudança de cenário, a Urbs vai manter uma frota reserva de prontidão, capacitada a entrar rapidamente em funcionamento caso seja detectado movimento atípico em alguma linha.

“O monitoramento é permanente”, diz Maia Neto. “O transporte público é essencial para as pessoas que continuam trabalhando, a maioria delas em serviços também essenciais, como os profissionais de saúde, segurança e do varejo, como em supermercados e farmácias”, ressaltou.

O sistema de transporte de Curitiba é composto por cerca de 1.250 ônibus e conta atualmente com 254 linhas urbanas.

Prevenção

A Urbs tomou uma série de medidas para prevenção da Covid-19 nos ônibus da capital. Foram colocados cartazes nos ônibus, em terminais e pontos de venda de créditos com orientações sobre como prevenir a pandemia do coronavírus. São orientações, por exemplo, sobre sempre deixar as janelas abertas, higienizar as mãos com álcool em gel logo após sair do ônibus, evitar tocar na boca, olhos e nariz enquanto estiver nos ônibus e praticar a etiqueta respiratória – se tiver que tossir ou espirrar, que o faça sobre um lenço de papel ou sobre o antebraço.

Áudios nos biarticulados e mensagens nas estações-tubo também alertam sobre a propagação do vírus. Foram reforçadas as limpezas normais nos terminais e pontos de ônibus e nas garagens. Além disso, assepsia especial com peróxido de hidrogênio foi feita nos 22 terminais e na Rodoferroviária.

Na semana passada começou o processo nos pontos de ônibus e estações-tubo. Até a última sexta-feira (3/4) foram 149 tubos higienizados, localizados nas regiões Leste, Oeste, Sul, Boqueirão e no Centro. Também foi feita a operação de desinfecção em 127 pontos de parada nos bairros da Regional Cajuru e Boqueirão. 

Categoria: Transporte Coletivo