TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Projeto de lei prevê medidas para equilíbrio financeiro no sistema de transporte durante a pandemia


Foto: Cesar Brustolin/SMCS

| 16/4/2020

A Prefeitura encaminhou nesta quinta-feira (16/4) à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um projeto de lei que institui o regime emergencial de operação e custeio do transporte coletivo de Curitiba em função da pandemia do novo coronavírus. O objetivo é reforçar medidas para o enfrentamento da pandemia, como adequação da frota de ônibus e cuidados de prevenção, além de assegurar o equilíbrio econômico financeiro do sistema de transporte durante o estado de emergência em saúde.

"O projeto que encaminhamos à Câmara Municipal nos permite blindar a cidade dos efeitos econômicos deletérios da pandemia do novo coronavírus", disse o prefeito Rafael Greca.

O projeto de lei foi encaminhado em regime de regime de urgência à Câmara e prevê medidas para dar continuidade aos serviços, preservando a saúde dos usuários, garantindo o transporte de pessoas que trabalham em serviços essenciais, como na saúde e em farmácias, ao mesmo tempo em que mantém o equilíbrio econômico-financeiro do sistema.

Em função da pandemia e das medidas de distanciamento social, o movimento de passageiros no sistema de transporte na capital teve redução drástica de até 82% desde 16 de março, chegando a 150 mil passageiros por dia. A queda teve reflexo na arrecadação do sistema, com redução de R$ 76,5 milhões para R$ 51 milhões no período.

“O projeto de lei tem como foco evitar o colapso do sistema”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

Por se tratar de um serviço essencial à população, os ônibus continuam rodando.

“Ao mesmo tempo em que tivemos uma queda expressiva no movimento de passageiros, temos que continuar a operar com folgas no sistema, com uma frota bem superior à demanda, para atender as recomendações de autoridades de saúde de evitar aglomerações nos ônibus e terminais”, diz. “Isso pressiona os custos e, sem ajustes, o sistema pode ter sérios problemas”, acrescenta.

Projeto

O regime de emergência tem duração de 90 dias e prevê repasses às concessionárias exclusivamente dos custos de folha de pagamento, plano de saúde, seguro de vida, cesta básica, tributos, administrativos. Os repasses seguirão a programação operacional especial da Urbs em vigor.

Serão garantidos também recursos para que os veículos possam rodar, como combustível, lubrificantes, arla, rodagem, peças e acessórios e bateria. Ficam fora dessa conta, amortizações, investimentos e margem de remuneração. As empresas poderão escolher se vão aderir ao novo sistema de remuneração.

A expectativa é que as medidas tragam uma redução entre 30% e 40% os custos do sistema.

Nesse mesmo período, a Prefeitura vai suspender a cobrança de multas e os prazos processuais. A Urbs também poderá fazer aportes no Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC) no período em que vigorar o regime de remuneração.

Todas as medidas são retroativas ao início do período de emergência em saúde, decretado pela Prefeitura de Curitiba em 16 de março.  

Frota

O projeto de lei também reforça a manutenção de medidas já adotadas, como a adequação da frota à diminuição da demanda.

A Urbs vai levar em consideração não apenas a demanda de passageiros, mas também a quantidade adicional de veículos necessária a evitar aglomerações no interior dos ônibus e terminais de integração, sobretudo nos horários de pico.

O sistema deve operar com folga suficiente para respeitar as medidas de distanciamento social previstas pelas autoridades de saúde. Desde 25/4, a frota vem operando com redução de 40%, com tabela de sábados em dias de semana e de domingo nos fins de semana.

“Ainda assim, temos uma capacidade cinco vezes maior que a demanda atual”, diz o presidente da Urbs.

A proposição também enfatiza a necessidade de as concessionárias fazerem a higienização de veículos e equipamentos públicos que estão ao seu encargo, de modo a minimizar o risco de contágio pelo novo coronavírus. Ressalta ainda a importância da proteção à saúde dos colaboradores, com adoção de medidas de higiene e maior distanciamento em relação aos usuários.

Categoria: Transporte Coletivo