TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Ônibus circulam com no máximo 50% de ocupação de passageiros


Foto: Daniel Castellano/SMCS

| 5/4/2021

Os ônibus da capital seguem circulando com uma ocupação máxima de passageiros de 50%, durante a bandeira laranja de alerta contra covid-19. Nos terminais, os ônibus estão saindo com 30% de lotação, para chegar até 50% no itinerário.

A Urbanização de Curitiba (Urbs) monitora o movimento do sistema e poderá colocar carros extras se for necessário. O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, ressalta, no entanto, que ocupação de 50% não significa que os ônibus só circularão com passageiros sentados. Em um ônibus biarticulado, por exemplo, a ocupação de 50% equivale a 126 passageiros no veículo (53 sentados e 73 em pé). Nos articulados, são 100 passageiros (40 nos bancos e 60 em pé).

Frota mantida

A frota opera com cerca de mil veículos (80% do total). As linhas operam com 100% nos horários de pico. Nos próximos dias a Urbs deve fazer um levantamento da demanda para verificar a necessidade de ajustes. Uma frota extra, mantida de prontidão, pode ser acionada em caso de movimento acima do esperado. A frota está configurada para atender 450 mil passageiros 200 mil a mais do que a média registrada, de 250 mil ususários/dia.

Outras mudanças

A Linha Turismo, administrada pela Urbs, segue suspensa por conta do fechamento dos principais pontos turísticos da cidade. Mas estão mantidas as Linhas Expresso Saúde e Vacina-Parque Barigui. As atividades de fiscalização, vistoria do transporte coletivo, limpeza e manutenção são executadas normalmente.

Os postos de atendimento da Urbs no Boa Vista, Carmo, Fazendinha, Matriz, Pinheirinho e Rodoviária seguem abertos para serviços relacionados ao cartão-transporte (exceto Passe Escolar). É necessário agendar o atendimento pelo site da Urbs (urbs.curitiba.pr.gov.br).

Categoria: Transporte Coletivo