Obras do Ligeirão Norte-Sul passam por vistoria

Foto: Pedro Ribas/SMCS

| 24/2/2021

As avenidas República Argentina e Winston Churchill estão passando por obras de pavimentação e desalinhamento de 26 estações-tubo para que o ônibus Ligeirão complete seu itinerário de norte a sul de Curitiba. Hoje, o Ligeirão parte do Terminal Santa Cândida e vai até a região da Praça do Japão, no Água Verde. Com as obras concluídas, irá até o Terminal Pinheirinho

As intervenções, que tiveram início em agosto de 2020, permitirão ultrapassagens entre os ônibus e a convivência entre as diferentes linhas que transitam pela canaleta exclusiva presente nas faixas centrais das duas vias.

Nesta quarta-feira (24/2), o prefeito Rafael Greca e o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, vistoriaram a execução dos serviços. A visita técnica ocorreu nas estações-tubo que ficam na Avenida República Argentina, no trecho entre as avenidas Silva Jardim e Iguaçu, no bairro Água Verde.

“Logo ficará pronto o grande eixo sul do Ligeirão, entre Água Verde, Portão, Capão Raso e Pinheirinho. A obra vai gerar uma economia de 16 minutos no trajeto entre o Terminal Santa Cândida e o Terminal Pinheirinho”, apontou o prefeito Rafael Greca.

Conforme estimativa da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa responsável pela gestão do transporte coletivo da capital paranaense, e considerando que a velocidade do ônibus expresso que para em todos os pontos do trecho norte-sul é, em média, de 17 km/h, o tempo total da viagem com o Ligeirão será de 50 minutos. O tempo feito pelo ônibus parador é de 66 minutos.

Outro fator possibilitado pela obra é o ganho de 25,5% na velocidade média do Ligeirão.

Serviço em andamento

As regiões de outros dez pontos de parada do sistema de transporte coletivo também estão com obras em andamento. Ao longo da República Argentina, os trabalhos acontecem ainda nas estações-tubo Dom Pedro I, Morretes e Hospital do Trabalhador. Na Avenida Winston Churchill, os serviços ocorrem nas estações-tubo José Clementino Bettega e Ouro Verde.

De acordo com secretário de Obras, a previsão é de que a obra completa, incluindo as 26 estações-tubo, seja entregue no último trimestre deste ano.

“Caso o regime de chuvas permita e, principalmente, o fornecimento de insumos - como aço e cimento - seja regularizado, quebrando as barreiras impostas pela pandemia, devemos concluir os serviços até o fim de 2021”, explicou Rodrigo Rodrigues.

O trabalho está sendo executado de modo escalonado e sem inviabilizar o uso de estações-tubo em sequência, o que prejudicaria os passageiros. Por dia, segundo dados da Urbs, 351 mil pessoas utilizam essas linhas. Com a pandemia, esse número registrou uma queda e foi para 195,8 mil passageiros ao dia.

Próxima etapa

Na próxima fase das obras, o trabalho se estenderá para outros 14 pontos de parada dos biarticulados. Ainda receberão serviços as estações-tubo Petit Carneiro, Sebastião Paraná, Vital Brasil, Carlos Dietzsch, Pedro Gusso e Itajubá, no eixo da Avenida República Argentina. E, na Avenida Winston Churchill, a estação-tubo Santa Regina.

As obras de pavimentação da canaleta exclusiva dos ônibus e de reforma, relocação e fixação das estações-tubo também alcançarão as calçadas da região dos pontos, que serão requalificadas, e o pavimento das vias lentas, que passarão por melhorias. Em conjunto com a nova estrutura de transporte coletivo, também serão implantadas ciclofaixas ao longo do eixo estrutural.