Mais 101 propostas de taxistas serão abertas em sessão pública no dia 5

Valdecir Galor/SMCS

| 30/4/2014

Na próxima segunda-feira (05), a comissão de licitação para licenciamento de novos táxis abrirá envelopes de documentação de mais 101 participantes da concorrência, completando – caso todos sejam habilitados – 750 vagas abertas. A abertura dos envelopes será feita em sessão pública a partir de 9 horas no Salão de Atos do Barigui. Caso haja concorrentes inabilitados nesta etapa a comissão realizará novas sessões para abertura de novos envelopes até completar os 750 aprovados.

A comissão publicou nessa terça-feira (29) a ata do julgamento de recursos, em que habilita mais nove taxistas. Com isso, passa a 649 o número de licitantes autorizados a fazer o cadastro de taxista na Urbs. A comissão recebeu 117 recursos protocolados até 16 de abril, quando terminou o prazo previsto em lei.

A licitação do táxi – a primeira da história da cidade – foi aberta em dezembro com 2.147 participantes, o que significa a geração de mais 50 mil folhas de documentos a serem analisados pela comissão. No começo do mês foram habilitados 640 taxistas e, destes, quase 500 já deram entrada na documentação para elaboração do cadastro. Depois da aprovação do cadastro o taxista assina o Termo de Autorização podendo, a partir dali, fazer a instalação de taxímetro – que deve ser autorizada e auferida pelo IPEM – e da placa comercial (vermelha) junto ao Detran.

Com as 750 autorizações, Curitiba passará a contar 3.002 táxis, na primeira ampliação de frota dos últimos 40 anos. A última permissão havia sido concedida em 1975 quando a cidade tinha em torno de 600 mil habitantes e ainda não era um pólo de atração de investimentos e turismo.

As primeiras dez autorizações foram entregues no último dia 10 pelo prefeito Gustavo Fruet que destacou a importância da ampliação da frota e do novo regulamento que por si só garante um aumento na oferta do serviço á população. É que o decreto que regulamenta a atividade, assinado pelo prefeito em agosto do ano passado, determina que o táxi seja mantido em operação por no mínimo 12 horas por dia, além de exigir 100% da frota em operação nos horários de pico.

Além de beneficiar diretamente a população da cidade, a ampliação da frota de táxi também vai gerar até 2,2 mil empregos uma vez que cada um dos 750 novos taxistas poderá cadastrar dois motoristas colaboradores.

Categoria: Táxi