TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Mais 101 propostas de taxistas serão abertas em sessão pública no dia 5


Valdecir Galor/SMCS

| 30/4/2014

Na próxima segunda-feira (05), a comissão de licitação para licenciamento de novos táxis abrirá envelopes de documentação de mais 101 participantes da concorrência, completando – caso todos sejam habilitados – 750 vagas abertas. A abertura dos envelopes será feita em sessão pública a partir de 9 horas no Salão de Atos do Barigui. Caso haja concorrentes inabilitados nesta etapa a comissão realizará novas sessões para abertura de novos envelopes até completar os 750 aprovados.

A comissão publicou nessa terça-feira (29) a ata do julgamento de recursos, em que habilita mais nove taxistas. Com isso, passa a 649 o número de licitantes autorizados a fazer o cadastro de taxista na Urbs. A comissão recebeu 117 recursos protocolados até 16 de abril, quando terminou o prazo previsto em lei.

A licitação do táxi – a primeira da história da cidade – foi aberta em dezembro com 2.147 participantes, o que significa a geração de mais 50 mil folhas de documentos a serem analisados pela comissão. No começo do mês foram habilitados 640 taxistas e, destes, quase 500 já deram entrada na documentação para elaboração do cadastro. Depois da aprovação do cadastro o taxista assina o Termo de Autorização podendo, a partir dali, fazer a instalação de taxímetro – que deve ser autorizada e auferida pelo IPEM – e da placa comercial (vermelha) junto ao Detran.

Com as 750 autorizações, Curitiba passará a contar 3.002 táxis, na primeira ampliação de frota dos últimos 40 anos. A última permissão havia sido concedida em 1975 quando a cidade tinha em torno de 600 mil habitantes e ainda não era um pólo de atração de investimentos e turismo.

As primeiras dez autorizações foram entregues no último dia 10 pelo prefeito Gustavo Fruet que destacou a importância da ampliação da frota e do novo regulamento que por si só garante um aumento na oferta do serviço á população. É que o decreto que regulamenta a atividade, assinado pelo prefeito em agosto do ano passado, determina que o táxi seja mantido em operação por no mínimo 12 horas por dia, além de exigir 100% da frota em operação nos horários de pico.

Além de beneficiar diretamente a população da cidade, a ampliação da frota de táxi também vai gerar até 2,2 mil empregos uma vez que cada um dos 750 novos taxistas poderá cadastrar dois motoristas colaboradores.

Categoria: Táxi