Greca formaliza empréstimo internacional para implantação do Ligeirão Leste-Oeste

Foto: Pedro Ribas

| 28/12/2021

O prefeito Rafael Greca formalizou nesta terça-feira (28/12), o empréstimo internacional de Curitiba com a New Development Bank (NDB) para a implantação do Ligeirão Leste-Oeste, novo eixo de transporte elétrico entre a CIC e Pinhais, na Região Metropolitana.

O contrato prevê investimentos de US$ 93,75 milhões, dos quais US$ 75 milhões financiados pelo NDB e US$ 18,75 milhões de contrapartida municipal. O projeto será executado ao longo de cinco anos, a contar da assinatura do contrato de financiamento.

"Com esta vitória tornei-me o Prefeito que mais captou recursos para Curitiba numa gestão. Agradeço à valorosa equipe de Governo Municipal, Fazenda, Procuradoria e IPPUC esta possibilidade. Agora vamos trabalhar ainda mais pela mobilidade urbana e pela inovação", diz o prefeito Rafael Greca.

Novo Ligeirão
O Projeto de Aumento da Capacidade e Velocidade do BRT (Ligeirão) Leste-Oeste e Sul representa a evolução do transporte de Curitiba no corredor entre Pinhais e o Terminal CIC-Norte com a operação de ônibus elétricos de alta capacidade.

Além do ganho ambiental para a cidade, o Ligeirão Leste-Oeste será a alavanca da mudança da matriz energética do transporte nos eixos estruturais. Curitiba tem seis corredores de transporte com pistas exclusivas: Norte, Sul, Leste, Oeste, Boqueirão e Linha Verde.

Entre as obras previstas estão a reforma e ampliação pontos de parada existentes, além da reestruturação viária de aproximadamente 22,5 km de canaletas exclusivas e de 7,5 km de vias complementares ao sistema de transporte. Nesse itinerário serão implantados 44,8 Km de ciclofaixas e 66 paraciclos.

Com a implantação da estrutura de ultrapassagem entre as linhas, a operação do eixo será dividida em linhas "paradoras", que farão paradas em 34 estações e cinco terminais ao longo do eixo. O projeto prevê ainda obras complementares ao sistema de transporte, como a restruturação viária de 7 km no binário das Olga Balster e Nivaldo Braga e do entorno do Terminal Capão da Imbuia.

Terminal
Também para o Corredor Leste-Oeste, estão previstas a implantação de três estações de transporte, a reforma do Terminal de Integração Centenário e Vila Oficinas e a reconstrução dos terminais Capão da Imbuia e Campina do Siqueira. A reforma dos terminais contempla a geração de energia elétrica por painéis fotovoltaicos, permitindo a eficiência e a autossustentabilidade energética.

O Ligeirão Leste-Oeste deverá reduzir em até 23 minutos o tempo de deslocamento dos usuários naquele eixo. Entre os benefícios para o transporte público e ao meio ambiente estão o aumento da velocidade média operacional em 35%; o aumento do número de passageiros em dias úteis em 5% e a redução das emissões de CO2 em 14%, com a operação de ônibus elétricos na Linha Direta.