Equipamentos deixam Rua da Cidadania Matriz mais acessível

Ricardo Marajó/SMCS

| 31/7/2020

Nesta quinta-feira (30/7), o prefeito Rafael Greca entregou plataformas elevatórias para melhorar a acessibilidade na Rua da Cidadania Matriz, na Praça Rui Barbosa, no Centro. O Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas concluiu a instalação de duas plataformas, uma de padrão mecânico, com capacidade para suportar 350 quilos, e outra hidráulica cabinada, que transporta até 325 quilos.

"Eu entreguei a Rua da Cidadania Matriz na minha gestão anterior com prefeito, foi um programa feito com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Naquele tempo, não havia as regras modernas de acessibilidade, essa deficiência hoje foi suprida", comentou Greca.

De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, o investimento para a implantação dos novos aparelhos girou em torno de R$ 116 mil.

"A Rua da Cidadania Matriz é um equipamento público muito útil e bem frequentado pela população. Com a plataforma e o elevador já disponíveis para uso, o espaço oferecerá melhores condições de atendimento às pessoas com restrições de mobilidade", avaliou Rodrigues.

Nas escadarias da Rua Cidadania Matriz também foram instalados guarda-corpo metálico e corrimão duplo feito com tubos galvanizados. Essas estruturas de apoio deixam o local ainda mais seguro para os seus frequentadores.

Os dois elevadores estão em operação desde 2 de junho atendendo usuários com deficiência ou dificuldades de locomoção e os idosos.

O equipamento
A Rua da Cidadania da Matriz conecta ações das secretarias e órgãos de gestão que atendem às demandas da sociedade, além de prestar diversos serviços à população. Dentre os mais procurados estão a Urbs, o setor de Finanças (que inclui IPTU, DAM, ISS, ITBI, alvarás, certidões negativas), o Armazém da Família, o Restaurante Popular e o Sacolão.

Um dos elevadores instalados serve diretamente ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que faz atendimento especializado à população em vulnerabilidade, a Finanças e à Cohab. O outro é utilizado para setores de Administração da Regional.

"Parece só uma plataforma elevatória mas, na verdade, ela possibilita o acesso das pessoas com deficiência a todos os serviços que ficam na parte superior da Rua da Cidadania, proporcionando igualdade de condições com os demais munícipes", explicou a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura, Denise Moraes.

Segundo o usuário Loroilson José Batista dos Santos, "a plataforma é silenciosa e não dá soco." Além de gostar de passear na Rua da Cidadania Matriz, ele utiliza os serviços da Cohab e da Urbs.

Participaram da inauguração, o administrador da Regional Matriz, José Dirceu de Matos; o presidente da Associação dos Lojistas da Praça Rui Barbosa, Osvaldo Avelino da Silva; o chefe de Núcleo da Secretaria Municipal de Finanças (SMF), Celso Rogério Slomski; e a chefe do Cras da Matriz, Amira Yousseif.

Categoria: Outros