TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Em parceria com a Urbs, Exército começa sanitização dos ônibus na próxima segunda


Pedro Ribas/SMCS

| 6/8/2020

O Exército vai auxiliar na sanitização dos ônibus da capital. Soldados da 5º divisão vão fazer, em parceria com a Urbanização de Curitiba (Urbs), a higienização com quaternário de amônio em toda frota operante do transporte coletivo de Curitiba a partir da próxima segunda-feira (10/8).

Na manhã desta quinta-feira (6/8) os soldados fizeram um treinamento de assepsia dos ônibus no terminal do Pinheirinho. Foram sanitizados quatro biarticulados. Nesta sexta-feira (7/8) será realizada mais uma etapa de treinamento.

O reforço na higienização é para evitar a propagação da covid-19 em locais de grande circulação, como espaços ligados ao transporte público da capital, segundo o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto. Por dia, 290 mil pessoas usam os ônibus na cidade.

"A pandemia exige que, além da limpeza tradicional, que continua a ser realizada em todos os pontos do transporte coletivo, façamos essas operações de desinfecção de forma a minimizar o risco de contágio da população pelo novo coronavírus", afirma.

Serão 30 militares do Exército envolvidos no trabalho, que será realizado nos veículos em grandes estações e nos terminais, no intervalo de desembarque e embarque dos ônibus. Serão seis esquadras (com cinco militares cada) e seis fiscais da Urbs trabalhando no projeto.

O trabalho de sanitização dos veículos dura cerca de três minutos e será realizado logo após o ônibus desembarcar todos os passageiros no terminal. Os soldados usarão um atomizador costal para fazer a assepsia dentro dos ônibus.

Toda a frota operante da capital, de cerca de 900 veículos, será higienizada. A ação deve ir inicialmente até 21 de agosto, podendo ser prorrogada até 4 de setembro.

O trabalho será executado de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h. O sanitizante é aplicado nos pontos de apoio de mãos e contato nos ônibus.

Na segunda-feira, a sanitização será realizada nos ônibus que param na estação da Praça Rui Barbosa e nos terminais do Santa Cândida, CIC, Sitio Cercado, Capão do Imbuia e Caiuá.

Ações especiais
Para combater a propagação da covid-19, a Urbs já realizou várias higienizações especiais. Foram feitas sanitizações em todos os 22 terminais da cidade, nas estações-tubo e nos 2.640 pontos de ônibus metálicos da cidade, além da Rodoferroviária e do Centro de Controle Operacional Operações (CC0) da Urbs.

"É o esforço da cidade para proteger vidas. Sabemos que o transporte público tem muitos locais de grande fluxo de pessoas e queremos dar maior segurança para os passageiros e evitar a contaminação pela covid-19", diz o presidente da Urbs.

Categoria: Transporte Coletivo