Depois de 40 anos, Curitiba tem novos taxistas

Foto: Maurilio Cheli/SMCS

| 17/4/2014

As primeiras licenças para serviço de táxi de Curitiba foram entregues na tarde nesta quarta-feira (16) pelo prefeito Gustavo Fruet a um grupo de 11 taxistas. Aprovados na licitação, esse taxistas fizeram cadastramento na Urbs e, a partir do momento em que recebem o documento, estão liberados pelo Município para fazer o emplacamento do carro, solicitar a instalação e aferição do taxímetro pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e começar a trabalhar. É o primeiro aumento da frota na cidade em 40 anos.

Ao fazer a entrega das outorgas, Gustavo Fruet destacou que a ampliação da frota de táxi é resultado de um pacto feito com a cidade para melhorar a qualidade dos serviços e investir  na mobilidade. “A cidade não é a mesma dos anos 70, quando tinha 500 mil habitantes e foram repassadas as permissões para o serviço de táxi. Hoje temos 3 milhões de pessoas entre Curitiba e região metropolitana, além de turistas e empresas que precisam muito do serviço de táxi. Por isso era necessário aumentar o número de táxi e preciso fazer um agradecimento especial a todos aqueles que atuaram para que esta licitação, e o aumento da frota, se tornassem possíveis”, disse o prefeito.

Ele destacou o papel da Câmara Municipal, do Ministério Público, do Judiciário, das entidades de classe e dos próprios taxistas para que o processo transcorresse de forma transparente e aberta.

Ao cumprimentar os novos taxistas, o prefeito destacou a importância de relação de confiança e parceria entre os profissionais e o poder público e alertou para a necessidade de cumprimento fiel do que determina o regulamento da atividade, que, entre outros itens, prevê a operação dos táxis por no mínimo 12 horas por dia.

Assis Archanjo, que trabalha como motorista colaborador desde 1979, agradeceu a oportunidade de continuar na profissão que abraçou há mais de 30 anos, com a diferença de que agora vai trabalhar por conta própria. “Agradeço à Prefeitura e aos colegas que nos incentivaram nesse tempo todo. Chega de trabalhar para os outros”, disse ele, que só espera a chegada o carro novo, comprado especialmente para participar da licitação, para começar a trabalhar. Escolhido para representar os 640 taxistas que passaram pelas etapas de classificação e habilitação, Archanjo recebeu, das mãos do prefeito Gustavo Fruet um fusca em miniatura, caracterizado como táxi.

O presidente da Urbs, Roberto Gregorio da Silva Junior, disse que este foi um momento histórico, com o aumento da frota de táxi e a realização de uma licitação para concessão das autorizações. “As pessoas que estão recebendo a outorga fizeram por merecer e passaram pelo crivo de uma licitação feita com transparência”, disse. Gregorio também destacou a participação da categoria nas discussões para elaboração do edital de licitação e do novo regulamento do táxi. “Foi um processo feito com transparência, diálogo e respeito, conforme determinação do prefeito. Começamos conversando com os taxistas, realizamos uma consulta pública com a forte presença da categoria e chegamos neste ponto com muito diálogo”, afirmou.

Antonio Arilo Santana, de 72 anos, que terá um táxi com o número 449, também não escondia sua alegria. “A vida muda da água para o vinho”, comemorou. “E também tem o fato de que a população estava pedindo novos táxis, a gente que já trabalha na praça sabe disso. Agora sou mais um nessa frota”, comemorou.

Participaram da solenidade de entrega das primeiras outorgas de táxi das últimas quatro décadas, a vice-prefeita Mirian Gonçalves, secretários municipais, administradores regionais, membros da comissão de licitação, gestores e diretores da Urbs, taxistas e os vereadores Paulo Salamuni (presidente da Câmara), Pedro Paulo, Jairo Marcelino, Tito Zeglin, Mestre Pop, Geovani e Bruno Pessuti.

Titulares

Egon Schmidt, que também recebeu sua outorga na tarde desta quarta-feira, já está pronto para entrar na praça. Depois de cuidar, ainda na quarta-feira, da aferição e acerto da plotagem do carro, ele pretende começar a trabalhar na manhã desta quinta-feira. “Vou passar cedo na Urbs apenas para conferir a plotagem e de lá já saio para a rua”, avisou. Egon também trabalhava como colaborador, desde 1997, e agora comemora o fato de poder trabalhar como taxista titular.

Esta é a primeira vez, desde 1975, que o Município amplia a frota de táxi, mantida desde então em 2.252 veículos. Somados aos 11 taxistas que já receberam a outorga, serão, até o fim deste mês, 640 táxis rodando na cidade, número que deve chegar a 750 até o fim de maio, quando Curitiba passará a ter 3.002 táxis trabalhando no mínimo 12 horas por dia.

Dos 750 novos táxis, 719 serão convencionais, 20 serão táxis adaptados com atendimento prioritário a pessoas com deficiência e 11 serão de taxistas com deficiência, habilitados para dirigir o veículo.

A licitação, aberta em dezembro, foi a primeira feita em Curitiba para ampliação da frota de táxi e teve grande número de participantes (2.147). No total, ao final do processo, a comissão especial de licitação do táxi terá analisado mais de 50 mil folhas - de documentos, propostas e recursos.

Novos taxistas terão de operar por no mínimo 12 horas por dia

Categoria: Táxi