Ação no Terminal do Boqueirão orienta sobre o coronavírus

DIVULGAÇÃO

| 29/4/2020

Durante a pandemia do novo coronavírus, a melhor recomendação é ficar em casa. Mas quem precisa sair e tem passado pelo Terminal do Boqueirão esta semana, está recebendo orientações para se deslocar no transporte público com segurança e se prevenir da covid-19.

Desde a segunda-feira (28/4), fiscais da Urbanização de Curitiba (Urbs) e a Guarda Municipal na Regional Boqueirão orientam os passageiros sobre a implantação das novas regras do transporte coletivo na cidade.

As abordagens são feitas pela manhã, período de maior fluxo de passageiros no terminal. Nos próximos dias, folders explicativos devem ser entregues aos usuários.

Sem aglomerações

Entre as novas regras, que passaram a valer esta semana, os fiscais asseguram que cada veículo inicie viagem com ocupação de até no máximo 50% da capacidade de lotação, evitando aglomerações.

Também foram colocadas marcações nas filas, para que os passageiros mantenham a distância de 1,5 metro entre si, além os fiscais e guardas intensificarem as de orientações sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços públicos da cidade, incluindo o transporte coletivo.

As medidas obedecem às normas previstas na Resolução Número 1, da Secretaria Municipal da Saúde, que estabelece cuidados necessários à contenção da pandemia.

Outros terminais

Além do Terminal do Boqueirão, a ação também está sendo realizada nos terminais do Pinheirinho, Santa Cândida, Cabral, Campo Comprido e Centenário no início da manhã, por serem locais e horário de grande fluxo de passageiros.

No fim do dia, as orientações são realizadas nas estações-tubo Rui Barbosa, Carlos Gomes e Estação Central.
Segundo o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, é necessário que as pessoas tenham esse cuidado e mantenham o distanciamento.

“O volume geral de passageiros ainda está muito abaixo da capacidade da frota circulante hoje. Mas há registros de movimento maior em períodos específicos. Um dos motivos são ônibus vindos de cidades da Região Metropolitana, o que está sendo verificado com a Comec, para ser corrigido", destacou.

Parques e praças

A Guarda Municipal tem feito rondas diárias nos parques e praças dos quatro bairros da Regional – Xaxim, Hauer, Boqueirão e Alto Boqueirão – também orientando a população que o momento não é o de aglomerações nesses locais.