Técnicos do município participam de capacitação em energia solar

| 26/11/2021

Técnicos da Prefeitura de Curitiba terminam, nesta sexta-feira (26/11), um treinamento prático presencial em operação e manutenção de usinas fotovoltaicas. A ação de qualificação faz parte do Programa Curitiba Mais Energia, que busca disseminar o uso de energia renovável na cidade.

A etapa atual, com apoio do C40, Cities Finance Facility, acontece no laboratório do centro de pesquisa e inovação em energia solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e incluiu visitas técnicas ao telhado solar da sede da Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil (CGT Eletrosul).

Participam técnicos das secretarias do Meio Ambiente, Obras Públicas, Saúde, Educação e da Urbs. Técnicos da Prefeitura do Rio de Janeiro também fazem parte do treinamento. Ainda no ano passado, foram oferecidas aulas teóricas em seis módulos on-line.

Curitiba Mais Energia

O Curitiba Mais Energia abrange, ainda, a usina de geração fotovoltaica (solar) no Palácio 29 de Março, em operação desde 2019, financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética da Copel, fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica; a Central Geradora Hidrelétrica no Parque Barigui, doação da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (Abrapch), já em funcionamento.

Painéis solares também estão na Galeria das Quatro Estações do Jardim Botânico de Curitiba e no Salão de Atos do Parque Barigui. Com apoio da C40, há ainda o projeto de instalação da Pirâmide Solar do Caximba, no aterro sanitário desativado; e nos telhados da Rodoferroviária de Curitiba, dos terminais de ônibus do Boqueirão, Santa Cândida e Pinheirinho.

Participam do desenvolvimento do projeto a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Ippuc, a Urbs, a Secretaria Municipal de Finanças, a Secretaria de Planejamento e Administração, a Procuradoria-Geral do Município e a Assessoria de Relações Internacionais.

Categoria: Outros