TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Volta às aulas


Luiz Costa/SMCS (arquivo)

A Urbs alerta aos pais que usam transporte escolar para seus filhos para que verifiquem se o serviço a ser contratado é licenciado.

| 1/2/2013

A Urbs alerta aos pais que usam transporte escolar para seus filhos para que verifiquem se o serviço a ser contratado é licenciado. A relação dos veículos licenciados está disponível para pesquisa por bairros, no site da Urbs, bastando clicar no bairro selecionado para saber quais são os transportadores, com a informação do número de identificação do veículo, nome do permissionário e telefone de contato.

Para informação pela internet, clique em Transporte e localize Transporte Escolar. Se preferir, procure diretamente na Urbs, que fica na Rodoviária, (Avenida Affonso Camargo, 330, Jardim Botânico – prédio central). O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17 horas.

Ao contratar o serviço, os pais devem verificar se o veículo tem licença para trafegar - um selo concedido pela Urbs que deve estar afixado no pára-brisa dianteiro do carro. Além do adesivo, que tem a data de validade da vistoria feita pela Urbs, os pais devem exigir o Certificado Cadastral do Condutor, documento concedido a motoristas profissionais que têm mais de 21 anos de idade, estão habilitados nas categorias "D" e "E", tenham pelo menos dois anos de experiência profissional, bons antecedentes e curso específico de condutores de veículos.

Curitiba tem 857 veículos licenciados para o transporte escolar. Essa frota é composta por 270 vans, 327 ônibus, 254 micro-ônibus e seis camionetas tipo Kombi. São 235 de empresas e 621 de pessoa física. A Urbs controla a prestação dos serviços: emite as licenças, vistoria os veículos, fiscaliza o trabalho dos motoristas e acompanha a capacitação deles.

Em 2012 a equipe de fiscalização do transporte comercial da Urbs realizou 7.096 abordagens na área de transporte escolar. Apesar de a inspeção veicular ocorrer duas vezes por ano no pátio da Urbs, a abordagem dos veículos nas ruas pelas equipes de fiscalização é também realizada para verificação da prestação dos serviços de transporte escolar e condições do veículo. Denúncias, reclamações e sugestões relacionadas à prestação dos serviços de transporte escolar podem ser feitas através do sistema 156, ou ainda pessoalmente na URBS.

No ano passado foram feitas 1171 autuações emitidas por infrações à legislação que disciplina a prestação dos serviços de transporte escolar em Curitiba.

Categoria: Transporte Escolar