Vestidos a caráter, alunos apresentam IFPR em terminais de transporte coletivo

Foto: Silvia Ramos/URBS

| 2/7/2015

Uma vez por mês, professores e alunos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) passam a tarde em um terminal de transporte. Munidos com folhetos, cartazes e, às vezes, vestidos como formandos a caráter – de beca e capelo – eles apresentam o Instituto à comunidade, informando sobre os cursos disponíveis, cotas sociais e processos seletivos.

A ação é uma parceria firmada entre a Urbs e o IFPR para realização de uma Mostra de Cursos Itinerante, iniciada em maio, no Terminal Boqueirão e que teve sua quarta edição no final de junho, no Terminal Campo Comprido.

No Campo Comprido, na semana passada, a apresentação dos diversos cursos – de nível técnico, superior e subseqüentes – contou com a participação de alunos do Curso Técnico de Eventos que, caracterizados como formandos, atraíram a atenção de quem circulava pelo terminal, despertando interesse em torno do IFPR e cursos oferecidos.

“Muitas pessoas perdem a oportunidade por desconhecer que há cursos gratuitos sendo oferecidos ou mesmo por desconhecer o próprio IFPR”, afirma a pedagoga Mariana Frankiv que participa do projeto e esteve no Terminal Boqueirão fazendo a divulgação do trabalho.

Entre os cursos oferecidos pelo IFPR estão os de nível técnico, como o de Eletrônica, Mecânica, Informática e Petróleo & Gás; os cursos superiores de Ciências Contábeis e Tecnólogo em Gestão Pública; e Pós-graduação em Educação Profissional.

O IFPR é uma das instituições federais que ampliaram a educação pública de nível médio e superior em todo o País. Voltado à educação superior, básica e profissional, o IFPR é especializado na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica e atua em 14 cidades paranaenses com cursos em implantação em outras seis cidades. No país, são 38 institutos federais.

O IFPR oferta gratuitamente, mediante processo seletivo, oito cursos técnicos de ensino médio integrado, 16 cursos técnicos subseqüentes (pós médio), dois cursos de nível superior (Tecnólogo em Gestão pública e Bacharelado em Ciências Sociais) e, na área de pós graduação, Especialização em Educação Profissional – Latu Sensu.

Os cursos técnicos de ensino médio são os de Administração, Eletrônica, Informática, Mecânica, Processos Fotográficos, Programação de Jogos Digitais, Contabilidade e Petróleo e Gás.

Os cursos subseqüentes (voltados a estudantes que já cursaram o ensino médio e que buscam formação técnica) são os de Administração, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Eventos, Massoterapia, Processos Fotográficos, Produção de Áudio e Vídeo, Prótese Dentária, Radiologia, Saúde Bucal, Telecomunicações, Transações Imobiliárias, Enfermagem, Mecânica e Secretaria.

O campus do IFPR em Curitiba funciona na Rua João Negrão, 1.285, no bairro Rebouças, telefone 3535-1606. O site é http://curitiba.ifpr.edu.br.

Categoria: Eventos