Usuário terá mais 23 endereços para carregar o cartão transporte ou comprar o avulso

Foto: Luiz Costa/SMCS

| 22/7/2014

Quem usa cartão transporte terá, a partir do próximo dia 1º, mais 23 endereços para fazer a carga de crédito – que atualmente só é feita na Urbs ou pela internet – e também para comprar e carregar o cartão avulso. São bancas de revistas e lanchonetes permissionárias da Urbs, localizadas no entorno ou nas próprias praças Tiradentes, Rui Barbosa, Carlos Gomes, Santos Andrade e Zacarias e 19 de Dezembro; e nos terminais Cabral, Santa Felicidade, Campina do Siqueira, Hauer,Portão, Centenário, Fazendinha e Campo Comprido e próximo ao Terminal Santa Cândida (veja relação abaixo).

Os novos locais para a carga de créditos e o lançamento do cartão avulso fazem parte do projeto voltado a incentivar o uso do cartão transporte, atualmente utilizado por 55% dos 1,1 milhão de passageiros pagantes por dia. Na semana passada, a Urbs abriu mais três postos volantes, ampliando de seis para nove o número de locais onde é possível fazer o cartão transporte usuário.

Também a partir do dia 1º de agosto a passagem em 66 linhas que operam com micro-ônibus, o que inclui o Circular Centro, só poderá ser paga com cartão transporte. A medida atende decisão judicial que proíbe que o motorista faça a cobrança da passagem mesmo com o veículo parado, e evita aumento no custo do transporte. A contratação de novos cobradores custaria R$ 1,5 milhão por mês, além de R$ 2 milhões para adaptação dos ônibus, custos estes que representariam cerca de cinco centavos a mais na tarifa atual.

Domingueira

Além de mais locais para fazer e carregar o cartão transporte e de passar a contar com o cartão transporte avulso, os usuários também terão, a partir de 1º de agosto, a possibilidade de pagar a tarifa especial de domingo com o cartão. Por enquanto, o desconto aos domingos só é válido para quem paga em dinheiro.

A meta é que os usuários do transporte coletivo tenham o cartão tradicional,  ficando o cartão avulso para alguma eventualidade e para quem está de passagem pela cidade. O cartão avulso vai custar R$ 3,00 e poderá ser recarregado quantas vezes for necessário, até o limite de saldo máximo de 25 créditos. Ao contrário do cartão usuário, o avulso não pode ser bloqueado em caso de roubo ou extravio e não permite integração temporal.

A operação de carga nas bancas vai custar R$ 1,00 e, a critério do comerciante, poderá ser feita com cartão de débito ou crédito. No caso do cartão avulso, a primeira carga, no momento da compra do cartão, é gratuita. Na Urbs, a carga de crédito do cartão continuará a ser feita gratuitamente, e nesse caso o pagamento só pode ser feito em dinheiro.

Também é possível carregar o cartão pela internet e, nesse caso, os créditos são disponibilizados no sistema em até 72 horas, em razão de procedimentos bancários. Nas bancas ou na Urbs os créditos são disponibilizados imediatamente.

Decreto

A modernização do cartão prevê ainda uma série de novidades, algumas já a caminho e outras em estudo. Nesta segunda-feira (21) o prefeito Gustavo Fruet assinou o Decreto 649, que altera a regulamentação do cartão e permite as alterações necessárias, como ampliação dos pontos de recarga e a criação do cartão avulso.

Com a nova regulamentação também será feita a conversão dos créditos por valor em dinheiro. Hoje, a cada vez que o usuário passa o cartão, é debitado um crédito do seu total de créditos (independentemente do valor da passagem). Com a mudança, será debitado o valor em dinheiro. Por exemplo: R$ 2,70 da tarifa normal, ou R$ 1,50 aos domingos.

A mudança possibilitará outras novidades, incluindo tarifas diferenciadas em horários de baixo movimento, como forma de desconcentrar a demanda nos horários de pico. Também está em estudo o uso de cartão transporte na Linha Turismo.

Outra novidade possível a partir da nova regulamentação do cartão transporte é o cartão pré-pago, descartável, que poderá ser disponibilizado no comércio da cidade. Nesse caso, ao contrário do avulso, o cartão pré-pago será descartável não permitindo recarga. Também está em elaboração projeto para permitir a carga automática de créditos adquiridos pela internet.

A conversão dos créditos em dinheiro será feita de forma gradativa e deverá estar concretizada dentro de três meses, quando os usuários passarão a ter seu saldo de créditos disponível em reais. Atualmente, o saldo - que pode ser consultado pela internet no site da Urbs e que é mostrado sempre que o usuário passa o cartão no validador – é apresentado em créditos.

Acompanhe as mudanças no cartão transporte

Tabela ações cartão transporte

Confira os endereços onde será possível carregar o cartão transporte usuário e comprar e carregar o cartão transporte avulso:

Em ruas e praças:

•    Na Travessa Moreira Garcez, em frente à galeria Tobias de Macedo
•    Na esquina das ruas Barão do Cerro Azul e 13 de Maio
•    Na Travessa Nestor de Castro perto da esquina com a Rua do Rosário
•    Banca Triângulo – na Praça Tiradentes, em frente ao Banco do Brasil, na confluência da Avenida Marechal Floriano com Cândido de Leão
•    Banca Bom Jesus – Na Praça Rui Barbosa, na lateral da André de Barros perto da Rua 24 de Maio
•    Banca Bom Jesus II – Na Praça Rui Barbosa, na lateral da Rua Pedro Ivo perto da Voluntários da Pátria
•    Banca Revistaria Cultura – Na Praça Rui Barbosa, na lateral da Rua Pedro Ivo perto da Desembargador Westphalen
•    Banca da Cátia – Na Praça Rui Barbosa, em frente ao Colégio São José