TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Urbs recadastra 50 mil idosos para usar cartão de isento. Saiba como fazer


Foto: Valdecir Galor/SMCS

| 13/6/2017

A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) recadastrou, desde o início do ano, cerca de 50 mil idosos com direito ao cartão-transporte de isento. Outras 35 mil pessoas com mais de 65 anos ainda precisam comparecer aos postos de atendimento para garantir o benefício.

Atualmente, há 144 mil idosos com cartão isento ativo no transporte urbano da capital, representando mais da metade das isenções do sistema da Urbs. Desde o início do ano, 40 mil cartões isentos foram bloqueados por falta de recadastramento.

“É importante que essas pessoas procurem um ponto de atendimento da Urbs para renovar o benefício, caso contrário o cartão poderá ser bloqueado”, disse o gestor de Fiscalização da Urbs, Amilton Daemme

Além das pessoas com mais de 65 anos, são isentos também pessoas com deficiência e acompanhantes, aposentados por invalidez, fiscais e operadores do transporte, carteiros, policiais militares, guardas municipais e criança menores de 5 anos.

As isenções são definidas por legislação específica e representam quase 14% do custo do transporte coletivo em Curitiba. São mais de 200 mil pessoas que têm o direito de usar o transporte sem custo ou com meia tarifa, no caso de estudantes. Por mês, os isentos fazem mais de três milhões de deslocamentos no sistema de transporte de Curitiba.

O recadastramento anual é necessário para idosos, pessoas com deficiência, aposentados por invalidez e estudantes.

Serviço

O cadastramento ou recadastramento pode ser feito nas Ruas da Cidadania: Matriz (Praça Rui Barbosa), Santa Felicidade, Pinheirinho, Fazendinha, Boa Vista, Carmo, Cajuru, Bairro Novo e Tatuquara.

O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Categoria: Transporte Coletivo